Londres, 22 de outubro de 2025 – A Eurostar anunciou nesta quarta-feira (22) a compra de até 50 trens elétricos de dois andares da francesa Alstom, modelo Avelia Horizon, ao custo de 2 bilhões de euros (R$ 12,49 bilhões). Será a primeira vez que composições de dois níveis circularão pelo Túnel do Canal da Mancha.
O pedido inicial contempla 30 unidades, com opção para outras 20. A operadora prevê receber todos os trens até meados da década de 2030, ampliando em 20% a oferta de assentos por composição. Cada trem, com 200 metros de comprimento, terá cerca de 540 lugares; duas composições poderão operar acopladas, dobrando a capacidade.
Segundo a diretora-executiva da Eurostar, Gwendoline Cazenave, a nova frota – batizada Eurostar Celestia – é peça central na meta de transportar 30 milhões de passageiros por ano na próxima década, um avanço de aproximadamente 50% em relação ao volume atual.
Cazenave afirmou que a Alstom foi escolhida por conseguir entregar os trens mais rapidamente, beneficiada por contrato prévio com a SNCF, acionista majoritária da Eurostar. “Estamos orgulhosos de levar trens de dois andares ao Reino Unido pela primeira vez”, declarou.
A decisão ocorre num momento em que novos operadores demonstram interesse em atravessar o Canal, rompendo o monopólio de três décadas da Eurostar. Entre os potenciais concorrentes estão a italiana Trenitalia, o Grupo Virgin, a espanhola Evolyn e a startup holandesa Heuro.
O Grupo Virgin planeja iniciar um serviço de alta velocidade pelo túnel em 2029. Em apoio à abertura do mercado, o regulador ferroviário britânico autorizou que o depósito de manutenção da Eurostar em Temple Mills, Londres, possa ser usado por outras empresas.
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Os trens de dois andares devem entrar em operação em 2031, quando a companhia pretende lançar ligações Londres-Genebra e Londres-Frankfurt. Elas se somarão aos serviços já existentes entre a capital britânica e destinos na França, Bélgica, Alemanha e Holanda.
Na rota mais movimentada, Londres-Paris, que hoje transporta cerca de oito milhões de pessoas por ano, a Eurostar projeta adicionar dois milhões de passageiros até 2030.
Para o diretor-executivo da Alstom, Henri Poupart-Lafarge, o Avelia Horizon foi concebido para atender à demanda por mobilidade internacional de alta velocidade “sustentável e competitiva” na Europa.
Os novos trens substituirão a maior parte da frota atual da Eurostar e serão alimentados integralmente por energia elétrica.