Ex-executivo da Cracker Barrel integra conselho empresarial da HRC após liderar inclusão LGBT na rede

Dificuldades e desafios2 dias atrás9 pontos de vista

Anúncio

NASHVILLE (EUA) – O ex-gerente de treinamento e desenvolvimento da Cracker Barrel, Steve Smotherman, passou a integrar o Business Advisory Council da Human Rights Campaign (HRC) depois de mais de uma década conduzindo ações de diversidade e inclusão dentro da rede de restaurantes.

De reputação negativa a grupo interno LGBT

Smotherman ingressou na Cracker Barrel em 2005, apesar de, segundo ele, a empresa ter “má reputação” junto à comunidade gay. Em 1991, a companhia implementou uma política que previa demissão de funcionários que não demonstrassem “valores heterossexuais normais”, resultando na dispensa de 11 pessoas e em protestos nacionais.

Anos após sua contratação, Smotherman criou um grupo de recursos para funcionários LGBT com apenas seis membros, iniciativa que, ao longo do tempo, ajudou a alterar a cultura interna do “Old Country Store” para torná-la mais receptiva a empregados LGBT. O executivo deixou a empresa em 2020.

Escalada no Índice de Igualdade Corporativa

Quando o Corporate Equality Index (CEI) da HRC foi lançado em 2002, a Cracker Barrel recebeu pontuação zero. Ainda naquele ano, a rede incluiu “orientação sexual” em sua política de não discriminação. A nota da empresa subiu gradativamente, chegando a 80 pontos em 2021.

Entre as medidas que influenciaram essa evolução estão a retirada, em 2014, de produtos ligados ao programa “Duck Dynasty” após comentários considerados homofóbicos por um dos apresentadores, e a proibição, em 2019, de um pastor que pretendia realizar evento em uma das 660 unidades após sermão em que classificou homossexuais como “freaks” e “animais”. Em 2023, a rede exibiu cadeiras de balanço com as cores do arco-íris para celebrar o Mês do Orgulho e, em 2024, patrocinou a Parada do Orgulho de Nashville.

Ex-executivo da Cracker Barrel integra conselho empresarial da HRC após liderar inclusão LGBT na rede - Imagem do artigo original

Imagem: David Spector FOXBusiness via foxbusiness.com

Mudança de marca gera reação negativa

Paralelamente ao histórico de inclusão, a Cracker Barrel enfrenta críticas desde que apresentou um novo logotipo, que abandonou a figura do homem apoiado no barril e passou a exibir apenas o nome da empresa sobre fundo amarelo em formato de barril. O redesenho dos restaurantes, que trocou a estética campestre por um visual mais moderno, também desagradou parte do público e provocou queda nas ações.

Em nota, a companhia afirmou que “os valores não mudaram” e que “o coração e a alma da Cracker Barrel permanecem os mesmos”, destacando que o personagem Uncle Herschel continua presente no cardápio e nas unidades.

0 Votes: 0 Upvotes, 0 Downvotes (0 Points)

Anúncio

deixe uma resposta

Siga-nos!
Pesquisar tendência
Mais Vistos
carregamento

Entrar em 3 segundos...

Inscrever-se 3 segundos...