NOVA YORK, 5 jan. (CNBC) — O chefe de estratégia institucional da Coinbase, John D’Agostino, afirmou que o Digital Asset Market Clarity Act (CLARITY Act) está seguindo o trâmite adequado no Congresso dos Estados Unidos, apesar da impaciência crescente do setor de criptoativos.
“Eu entendo completamente por que isso está levando mais tempo”, declarou o executivo em entrevista à CNBC na sexta-feira (5). Segundo ele, o projeto é “mais fundamental para o crescimento do mercado de cripto ou de qualquer classe de ativos” e, por isso, exige discussões prolongadas.
D’Agostino comparou o CLARITY Act ao Genius Act — a lei sobre stablecoins aprovada em julho de 2025 — e disse que, embora a norma sobre moedas estáveis tenha sido “transformadora”, tratou de questões estruturais mais simples do que as abordadas pelo projeto de mercado.
Em 19 de dezembro, o assessor da Casa Branca para IA e cripto, David Sacks, declarou que o CLARITY Act pode receber sinal verde em janeiro. “Estamos mais perto do que nunca de aprovar a legislação histórica que o presidente Trump solicitou”, afirmou na ocasião.
D’Agostino mostrou otimismo semelhante e citou o avanço de regras internacionais — como o regulamento MiCA na União Europeia e os esforços dos Emirados Árabes Unidos — como impulso adicional para que o Congresso norte-americano acelere a pauta. Ele acrescentou que a “fuga massiva de talentos” dos EUA deve aumentar a pressão por aprovação até 2026.
Imagem: cointelegraph.com
A incerteza regulatória tem refletido nos investimentos. A gestora CoinShares atribuiu a saídas de US$ 952 milhões em produtos de criptoativos, registradas na semana encerrada em 19 de dezembro, ao atraso na votação do CLARITY Act e ao receio de venda por grandes detentores.
Por outro lado, o trader veterano Peter Brandt disse ao Cointelegraph que a eventual aprovação do projeto não deve provocar mudanças significativas no preço do Bitcoin: “É necessária, mas não redefine valor”.
O CLARITY Act ainda aguarda análise pelos legisladores norte-americanos e não há data oficial para sua votação.