A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês) determinou a paralisação de todos os voos com origem ou destino no Aeroporto Internacional de El Paso, no Texas, por um período de dez dias.
A restrição começou às 23h30 de 10 de fevereiro (horário da montanha) e segue até às 23h30 de 20 de fevereiro, abrangendo operações comerciais, cargueiras e de aviação geral. O bloqueio aéreo também vale para a vizinha Santa Teresa, no Novo México.
Em comunicado, a agência citou “motivos especiais de segurança” sem fornecer detalhes. O texto acrescenta que o governo norte-americano “poderá empregar força letal” contra qualquer aeronave que infrinja a proibição e represente “ameaça de segurança iminente”.
O Aeroporto Internacional de El Paso confirmou a suspensão e orientou passageiros a consultarem as companhias para informações atualizadas sobre voos.
Imagem: Anders Hagstrom FOXBusiness via foxbusiness.com
O ex-integrante da equipe de segurança da FAA, Kyle Bailey, afirmou à Fox News que uma restrição dessa duração é “sem precedentes”. Ele lembrou que o terminal fica próximo ao posto militar de Fort Bliss e sugeriu a possibilidade de um evento de segurança nacional ou teste de equipamento na região. Bailey observou ainda que, do lado mexicano da fronteira, não há imposição similar.
Até o momento, a FAA não indicou quando ou se divulgará mais explicações sobre o motivo da interdição.