São Paulo, — BitMEX (BitMEX) fundador Arthur Hayes afirmou nesta quarta-feira que a cotação do Bitcoin pode ganhar força caso o Federal Reserve (Fed) passe a emitir dólares para sustentar o mercado de títulos públicos do Japão.
Arthur Hayes, cofundador da plataforma de derivativos de criptomoedas BitMEX.
Hayes apresentou a hipótese de que o Fed esteja preparado para intervir no iene e nos Japanese Government Bonds (JGBs) diante de dois problemas simultâneos no Japão: enfraquecimento da moeda e aumento dos rendimentos dos títulos do governo. A combinação, segundo ele, sinaliza perda de confiança dos investidores e pode levar japoneses a venderem Treasuries norte-americanos em busca de retornos maiores nos próprios JGBs.
De acordo com Hayes, o banco central dos Estados Unidos criaria reservas em dólares junto a instituições como o JPMorgan, venderia esses dólares por ienes (fortalecendo a divisa japonesa) e, em seguida, usaria os ienes para comprar JGBs, derrubando seus rendimentos. Esse processo ampliaria o balanço do Fed na rubrica “Ativos Denominados em Moeda Estrangeira”.
Para Hayes, uma expansão do balanço do Fed — “uma nova rodada de impressão de dinheiro”, nas palavras dele — forneceria a liquidez necessária para que o Bitcoin saísse do movimento lateral observado nas últimas semanas.
O executivo acompanha o relatório semanal H.4.1 do Fed em busca de indícios de aumento de ativos. Ele declarou que não pretende elevar sua exposição a risco enquanto não confirmar a intervenção.
Imagem: cointelegraph.com
Hayes observou que o preço do Bitcoin recuou depois que o iene se fortaleceu frente ao dólar.
Na terça-feira, o índice do dólar (DXY) caiu para 95,6, o menor nível desde janeiro de 2022, acumulando queda de 10% em doze meses. Apesar disso, o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump afirmou em discurso em Iowa que “o dólar está indo muito bem” e criticou China e Japão por desvalorizarem suas moedas.
A notícia termina aqui.