São Paulo, 21 de fevereiro de 2024 – O Fundo Garantidor de Créditos (FGC) ativou o mecanismo de cobertura em razão da liquidação extrajudicial da Will Financeira (Will Bank), decretada pelo Banco Central. Dados preliminares indicam que o valor a ser pago pode chegar a R$ 6,3 bilhões.
O aplicativo do FGC já aceita o cadastro básico de usuários, mas a entidade orienta que os investidores aguardem aviso oficial antes de solicitar a garantia. O pagamento não é automático e depende da consolidação da base de dados elaborada pelo liquidante nomeado pelo Banco Central, com apoio do Fundo.
A instituição não definiu prazo para o início dos repasses. Em comunicados anteriores, o FGC informou que, em liquidações recentes, o período entre o encerramento da instituição financeira e o primeiro desembolso variou de 30 a 60 dias. No caso do Banco Master, por exemplo, foram dois meses até o início dos créditos.
A Will Financeira integra o conglomerado Master. Por isso, alguns investidores já podem ter atingido o teto de R$ 250 mil por CPF ou CNPJ em depósitos elegíveis dentro do grupo, o que reduz o valor a ser recebido agora.
Clientes que compraram produtos cobertos antes de 21 de agosto de 2024, data de aquisição da Will pelo Banco Master, mantêm a garantia individual. A partir de 22 de agosto de 2024, os saldos passaram a ser somados dentro do conglomerado para fins de limite.
Quem já recebeu o valor máximo durante a liquidação do Banco Master, Banco Master de Investimento ou Letsbank não terá direito a novos repasses referentes ao Will Bank.
Imagem: Reprodução via infomoney.com.br
Depois que o liquidante enviar a lista de credores, o FGC avisará sobre a abertura do sistema para pedidos:
O credor deve assinar digitalmente o termo de solicitação. Após a validação dos dados bancários, o pagamento será efetuado em até 48 horas úteis diretamente na conta indicada.
Valores que excedam o limite de cobertura permanecem no processo de liquidação da Will Financeira. Nesses casos, o investidor torna-se credor quirografário, sem garantia de recebimento do montante excedente.