Ford bate recorde de uma década com 152 recalls emitidos em 2025

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Detroit (EUA) – A Ford Motor Company acumulou 152 campanhas de recall em 2025, o maior número registrado por uma montadora em dez anos, segundo dados da National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA).

O volume supera de longe o segundo colocado do ano, a Honda, que contabilizou 53 alertas. Em seguida aparecem Forest River (32), General Motors (27) e International Motors (26).

Chamados recentes

Na semana passada, a fabricante protocolou na NHTSA um recall por falha de software que pode causar perda de potência em 87 unidades do Escape Hybrid 2020 e do Maverick Hybrid 2022-2024. No mesmo dia, foram emitidos outros quatro alertas, entre eles:

  • painel de instrumentos que pode se soltar em aproximadamente 6.897 picapes Maverick 2025-2026;
  • possível falha dos faróis em mais de 45 mil exemplares do Mustang Mach-E 2025-2026;
  • câmera traseira que pode permanecer ligada após a marcha a ré em Broncos 2021-2022.

Problemas de câmera traseira

Em outubro, a montadora convocou mais de 1,4 milhão de veículos – incluindo Explorer, Taurus, C-Max, Escape, Flex, Fusion, Fiesta e Mustang dos anos-modelo 2015 a 2020 – por imagens distorcidas, intermitentes ou ausentes na câmera de ré. Meses antes, quase 1,9 milhão de unidades de modelos Lincoln MKC, Lincoln Navigator, Mustang, F-Series, Edge, Ranger, Expedition, Econoline, Transit e Transit Connect 2015-2019 foram chamados pelo mesmo motivo.

Recorde superado antes do fim do ano

Relatório da Kelley Blue Book mostrou que, já em outubro, a Ford liderava os recalls de 2025 com 103 alertas, ultrapassando o recorde anual anterior de 77 campanhas, obtido pela General Motors em 2014.

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Imagem: Greg Wehner FOXBusiness via foxbusiness.com

Posicionamento da empresa

À época, a companhia afirmou que a qualidade e a segurança dos clientes são “prioridade máxima”, informou ter mais que dobrado sua equipe de especialistas em segurança e tecnologia nos últimos dois anos e destacou a estratégia de identificar e corrigir rapidamente falhas de hardware e software.

Nos Estados Unidos, a legislação obriga as montadoras a avisarem os consumidores sempre que um veículo deixa de atender às normas federais de segurança por defeito relacionado à segurança.

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