A montadora chinesa Geely inaugurou em Ningbo, no leste da China, o que descreve como o maior centro de segurança veicular do planeta. O complexo ocupa 4,5 hectares e exigiu investimento de 2 bilhões de yuans (cerca de US$ 283 milhões).
Projetado para avaliar desde colisões em alta velocidade até a integridade de baterias e sistemas de propulsão, o centro conta com uma pista interna de aproximadamente 300 metros dedicada a testes de impacto. Há ainda um túnel de vento de 28.536 m² capaz de simular chuva, neve e outras condições climáticas adversas.
Mais de 60 bonecos de teste — em diferentes tamanhos e formatos — são usados para medir os efeitos de acidentes em homens, mulheres e crianças. Um modelo especial, batizado de Kevin, custa mais de 12 milhões de yuans e possui sensores de alta tecnologia, segundo a empresa.
“Do ponto de vista da indústria, todos estão cada vez mais focados em segurança”, afirmou Li Chuanhai, diretor do Instituto de Pesquisa da Geely. “Há muita pressão de custos e a concorrência é forte, mas não acreditamos que a segurança possa ser sacrificada.”
A preocupação com possíveis cortes de custos ganhou força na China em meio à guerra de preços e ao rápido ciclo de lançamento de novos veículos. Autoridades chinesas avaliam proibir maçanetas embutidas, impor regras mais rígidas para sistemas avançados de assistência ao motorista e reforçar exigências sobre baterias, reflexo de acidentes fatais envolvendo carros elétricos, incluindo dois casos com modelos da Xiaomi.
Imagem: redir.folha.com.br
Debates semelhantes ocorrem fora da China: nos Estados Unidos, maçanetas da Tesla estão sob investigação; na Europa, reguladores analisam normas para o comportamento dos veículos em colisões ou falhas de bateria.
A Geely afirma que a compra da Volvo, concluída em 2010, reforçou sua reputação em segurança. O Instituto de Pesquisa da companhia foi escolhido por órgãos reguladores chineses para colaborar na elaboração do novo padrão para maçanetas.
Além dos testes físicos, o recém-inaugurado centro de Ningbo atuará na avaliação de cibersegurança e de sistemas de segurança baseados em software, tanto em condições normais quanto em cenários hostis.