Detroit (EUA) – A General Motors anunciou o recall de 23.693 unidades do Chevrolet Corvette, modelos 2023 a 2026, devido a um possível vazamento de combustível que pode provocar incêndio, informou a Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário dos Estados Unidos (NHTSA, na sigla em inglês).
De acordo com o órgão, durante o abastecimento pode ocorrer acúmulo de combustível no compartimento do bocal, localizado sobre o radiador e o ventilador do lado esquerdo do veículo. Caso o excesso de gasolina escorra para o radiador enquanto a ventoinha estiver em funcionamento, o líquido pode ser sugado, vaporizado no compartimento do motor e entrar em contato com uma fonte de ignição.
Investigações internas da GM relacionaram o problema a quatro incêndios relatados, dois deles envolvendo bombas de combustível de posto que apresentavam falha e causaram derramamento no momento do abastecimento. A montadora estima que apenas 0,1% dos veículos convocados apresentem o defeito.
Como solução, as concessionárias instalarão um escudo destinado a desviar qualquer combustível derramado. O serviço será realizado sem custo para os proprietários.
Imagem: Landon Mion FOXBusiness via foxbusiness.com
Em nota, a GM classificou o incidente como “raro” e apontou o mau funcionamento de bombas de postos como fator contribuinte. A empresa afirmou que a segurança dos clientes é prioridade e que trabalha para implementar o reparo o mais rápido possível.