São Francisco, 26 out. (quinta-feira) – O Google passará a deter 5,4% da mineradora de Bitcoin Cipher Mining ao assumir garantias de US$ 1,4 bilhão das obrigações da Fluidstack, empresa de data centers voltados a inteligência artificial, em um contrato de dez anos avaliado em US$ 3 bilhões.
Pelo acordo, o Google recebe warrants que dão direito à compra de cerca de 24 milhões de ações ordinárias da Cipher, equivalentes à participação acionária anunciada. Em contrapartida, a gigante de tecnologia cobre parte dos compromissos financeiros assumidos pela Fluidstack na locação de capacidade computacional da Cipher.
A parceria prevê que a Cipher forneça 168 megawatts (MW) de potência computacional à Fluidstack, com possibilidade de expansão para 244 MW, a partir do complexo Barber Lake, localizado em Colorado City, no Texas. O local tem potencial total para chegar a 500 MW de capacidade instalada em uma área de 587 acres.
O diretor-presidente da Cipher, Tyler Page, afirmou que a transação sustenta a estratégia de ampliar operações em computação de alto desempenho (HPC). “Acreditamos que este seja o primeiro de vários movimentos no setor à medida que escalamos nossas capacidades nesse mercado em rápida expansão”, declarou.
Imagem: Trader Iniciante 2 (9)
Em agosto, o Google já havia se tornado o maior acionista da mineradora TeraWulf, adquirindo 14% da companhia ao garantir compromissos financeiros em outro contrato com a Fluidstack.
A negociação atual destaca a tendência de empresas de mineração de criptomoedas migrarem parte de sua infraestrutura para atender à demanda crescente por serviços de inteligência artificial.