Goolsbee indica possibilidade de corte de juros nos EUA caso inflação mantenha trajetória de queda

Dificuldades e desafiosagora mesmo6 Visualizações

WASHINGTON – O presidente do Federal Reserve de Chicago, Austan Goolsbee, afirmou nesta quinta-feira, em entrevista ao programa “The Claman Countdown”, que as taxas de juros poderão ser reduzidas se a economia norte-americana continuar avançando na chamada “trajetória dourada”, com inflação convergindo para a meta de 2%.

Goolsbee disse ver “muitos pontos positivos” no relatório de inflação de novembro, divulgado recentemente pelo Bureau of Labor Statistics (BLS). O índice de preços ao consumidor (CPI) subiu 0,2% no período de dois meses entre setembro e novembro e acumulou alta de 2,7% em 12 meses. Ambos os resultados vieram abaixo das projeções de economistas consultados pela LSEG, que previam aumento de 0,3% no bimestre e de 3,1% em base anual.

Segundo o dirigente, a publicação apresenta dados encorajadores, mas ainda é preciso observar “progresso sustentado” antes de votar por novos cortes. “Se tivermos clareza de que estamos, de fato, retornando à meta de 2% de inflação, poderemos retomar esse caminho dourado e as taxas poderão cair”, declarou.

Reduções anteriores

O Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) aprovou recentemente o terceiro corte de juros do ano, reduzindo o intervalo do federal funds rate em 25 pontos-base, para 3,5% a 3,75%. Goolsbee votou contra essa decisão.

Goolsbee indica possibilidade de corte de juros nos EUA caso inflação mantenha trajetória de queda - Imagem do artigo original

Imagem: Kristen Altus FOXBusiness via foxbusiness.com

Mercado de trabalho em foco

Questionado sobre o aumento da taxa de desemprego – que atingiu o maior nível desde setembro de 2021 – o presidente do Fed de Chicago ressaltou que a maioria dos indicadores do mercado de trabalho, exceto a criação de vagas na folha de pagamento, aponta para um desaquecimento moderado, porém consistente.

“Se confirmarmos estabilidade no emprego, rumo a 2% de inflação, eu me sentirei confortável com juros bem abaixo dos atuais”, afirmou. Contudo, ele frisou que não apoia cortes antecipados enquanto houver dúvida sobre a trajetória inflacionária. “Precisamos ter certeza de que os avanços não são meros soluços, mas sinais de que a inflação está efetivamente se mostrando transitória”, concluiu.

0 Votes: 0 Upvotes, 0 Downvotes (0 Points)

Deixe um Comentário

Pesquisar tendência
Redação
carregamento

Entrar em 3 segundos...

Inscrever-se 3 segundos...

Todos os campos são obrigatórios.