O secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Guilherme Piai, reuniu-se com o cônsul-geral do Japão na capital paulista, Shimizu Toru, para discutir a reabertura do mercado japonês à carne produzida no estado.
Segundo o deputado estadual Lucas Bove (PL), que participou do encontro, o governo paulista também pretende ampliar destinos de venda após a sobretaxa de 50% aplicada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a proteína brasileira. O secretário nega que esse tenha sido o foco principal da conversa.
O Japão suspendeu a importação de carne brasileira por causa de um surto de febre aftosa. Em maio deste ano, o país foi declarado livre da doença pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), fator que abriu espaço para a retomada das negociações.
Em nota, Piai afirmou que o diálogo com o consulado japonês faz parte de uma estratégia para “fortalecer e expandir a presença da pecuária paulista no mercado internacional”. Ele destacou que a diversificação dos compradores “aumenta a competitividade, gera oportunidades e impulsiona o desenvolvimento dos produtores do estado”.
Bove, que atua em pautas relacionadas ao agronegócio, disse que a gestão do governador Tarcísio de Freitas avalia novos mercados diante do impacto da tarifa norte-americana.
Imagem: redir.folha.com.br
Não foram divulgados prazos para a conclusão das negociações com o governo japonês nem detalhes sobre volumes ou valores potenciais de exportação.
Com informações de Folha de S.Paulo