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Governo planeja dez novos leilões de rodovias para 2026, afirma ANTT

Mercado Financeiro43 minutos atrás6 pontos de vista

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O governo federal pretende promover dez leilões de concessão de rodovias em 2026, informou nesta segunda-feira (data conforme original) o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guillherme Theo Sampaio, durante evento na Fundação Getulio Vargas, no Rio de Janeiro.

Segundo o dirigente, cinco disputas já ocorreram ao longo de 2025 e outras cinco estão programadas até dezembro, duas delas ainda em outubro. Entre as concessões previstas para este ano está a rodovia Fernão Dias, que conecta São Paulo a Belo Horizonte.

Projetos previstos

Sampaio citou alguns trechos que servirão de “âncora” nos certames de 2026:

  • BR-116, trecho 2 de Julho, na Bahia;
  • ligação entre Pernambuco e Bahia;
  • pacote de otimizações no Paraná;
  • ajustes em rodovias de Minas Gerais.

De acordo com a ANTT, os dez leilões de 2026 devem viabilizar R$ 100 bilhões em investimentos ao longo dos 30 anos de contrato, com concentração maior dos aportes nos primeiros dez anos.

Condições de mercado

A despeito da manutenção da Selic em patamar elevado, Sampaio afirmou que os projetos continuam atrativos. “Nosso modelo já considera a taxa de juros de longo prazo e prevê revisões periódicas”, disse, ressaltando a presença de dez novos grupos — entre operadoras, fundos e investidores estrangeiros — nas licitações recentes e a expectativa de mais entrantes em 2026.

Ferrovias no radar

Além das rodovias, duas ferrovias devem ir a leilão em 2026:

Governo planeja dez novos leilões de rodovias para 2026, afirma ANTT - Imagem do artigo original

Imagem: redir.folha.com.br

  • linha que ligará portos do Espírito Santo ao Porto do Açu (RJ), prevista para o primeiro trimestre;
  • concessão da Ferrogrão, entre Mato Grosso e Pará, ainda sob análise do Supremo Tribunal Federal.

Sampaio acrescentou que a operação da Transnordestina, entre Piauí e Ceará, deve começar ainda este mês. A ferrovia, operada por uma controlada da CSN, recebeu autorização para funcionamento parcial na semana passada e deverá conectar os portos dos dois Estados em 2026.

Autonomia financeira

O diretor-geral defendeu maior autonomia financeira para a agência. Em 2024, a ANTT arrecadou R$ 1,2 bilhão em tarifas, mas contou com um orçamento de aproximadamente R$ 300 milhões. A estrutura atual compreende 1.100 servidores e 500 terceirizados, enquanto a necessidade estimada é de 1.800 funcionários.

Os leilões, segundo Sampaio, seguem ritmo regular para atender à demanda por infraestrutura de transportes e atrair capital privado, mesmo em um cenário de custos financeiros elevados.

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