Secretário do Tesouro diz que Groenlândia é peça-chave do escudo “Golden Dome” proposto por Trump

Dificuldades e desafios15 horas atrás12 Visualizações

Davos (Suíça), 19 jan. 2026 – O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, afirmou nesta terça-feira, no Fórum Econômico Mundial, que a Groenlândia é “essencial” para o escudo antimísseis “Golden Dome” defendido pelo ex-presidente Donald Trump.

Em entrevista no palco do encontro em Davos, Bessent disse que Trump considera a segurança do Hemisfério Ocidental prioridade e rejeita “terceirizar” a defesa nacional. “O presidente acredita que a Groenlândia é indispensável para o Golden Dome. Se houver incursão na ilha, os Estados Unidos seriam chamados a defendê-la”, declarou.

Segundo o secretário, Trump avalia que incorporar o território aos EUA reduziria o risco de um confronto direto. “Nenhum país tentará controlar a Groenlândia se os Estados Unidos já a controlarem”, acrescentou.

Interesse estratégico crescente

A maior ilha do mundo, território semiautônomo da Dinamarca, abriga uma base militar norte-americana e ganhou relevância geopolítica com o derretimento do gelo no Ártico, que abre novas rotas de navegação e acesso a recursos naturais.

Trump vem defendendo a aquisição da Groenlândia desde antes de o tema chegar ao debate público nos EUA. Mais cedo, em publicação na rede Truth Social, ele informou ter conversado com o secretário-geral da Otan, Mark Rutte, e reiterou que “a Groenlândia é imperativa para a segurança nacional e mundial”. O ex-presidente confirmou encontros em Davos para tratar do assunto.

Secretário do Tesouro diz que Groenlândia é peça-chave do escudo “Golden Dome” proposto por Trump - Imagem do artigo original

Imagem: Kristen Altus FOXBusiness via foxbusiness.com

Tarifas e apelo contra retaliação

No mesmo fórum, Bessent comentou as tarifas impostas por Trump a oito aliados da Otan em meio às discussões sobre a ilha. “Peço a todos: sentem, respirem fundo. Não retaliem”, disse, assegurando que Trump, esperado para discursar nesta quarta-feira, “passará sua mensagem”.

Bessent também apontou a possibilidade de reuniões adicionais em Davos para detalhar a “resposta rápida” sobre a Groenlândia e pediu “mente aberta” aos participantes.

Trump deve subir ao palco principal do Fórum Econômico Mundial na quarta-feira, 20 de janeiro, quando pretende reforçar a importância estratégica do território ártico para o projeto de defesa norte-americano.

0 Votes: 0 Upvotes, 0 Downvotes (0 Points)

Deixe um Comentário

Comentários Recentes

Pesquisar tendência
Redação
carregamento

Entrar em 3 segundos...

Inscrever-se 3 segundos...

Todos os campos são obrigatórios.