São Francisco (EUA) — A xAI, empresa de inteligência artificial de Elon Musk, colocou no ar nesta segunda-feira uma versão inicial da Grokipedia, plataforma que pretende rivalizar com a Wikipédia. Horas após a liberação do endereço grokipedia.com, o site saiu do ar, mas voltou a funcionar ainda na noite do mesmo dia.
No lançamento, a página exibia um layout minimalista, identificado como “Grokipedia v0.1”, com um campo único de busca. Segundo a xAI, o serviço é alimentado pelo Grok, chatbot treinado com dados em tempo real.
A plataforma iniciou as operações hospedando 885.279 artigos. Usuários que acessaram o sistema nas primeiras horas relataram que parte do conteúdo parecia ter sido adaptada ou copiada diretamente da Wikipédia.
Musk, que há anos acusa a Wikipédia de “viés editorial”, descreve a Grokipedia como uma alternativa “mais fiel e independente”. Na semana passada, o empresário afirmou na rede social X que o lançamento foi adiado para que a equipe “removesse a propaganda” presente nos textos.
Imagem: Emma Bussey FOXBusiness via foxbusiness.com
Em setembro, também no X, Musk declarou: “Estamos construindo a Grokipedia na @xAI. Será uma melhoria maciça sobre a Wikipédia e um passo necessário para o objetivo da xAI de compreender o universo”.
A Fox Business informou ter solicitado posicionamento da xAI sobre o funcionamento do novo serviço e eventuais próximos passos.