O uso do humor para aproximar o público de temas econômicos foi o centro do painel “A vida de um influenciador no mercado financeiro”, realizado nesta sexta-feira (25) durante a Expert XP 2025. O encontro reuniu o ator e comediante Fausto Carvalho, criador do personagem Jorginho (também conhecido como Menzinho) da Faria Lima, o apresentador e CEO da Vai Tourinho Pablo Spyer e o head de Relações Institucionais de Renda Variável da XP, Roberto Indech.
Pablo Spyer, que soma cerca de 1 milhão de seguidores no Instagram e popularizou o bordão “Vai, tourinho!”, salientou que disciplina, consistência e valor agregado são indispensáveis para quem produz conteúdo sobre investimentos. “O público não vê o trabalho por trás de um vídeo de dois minutos”, observou. Segundo Spyer, a pandemia de Covid-19 foi um marco para seu crescimento digital, quando decidiu levar “um sorriso a quem estava angustiado em casa”.
Fausto Carvalho contou que a criação de Jorginho da Faria Lima, personagem que hoje ultrapassa 4 milhões de seguidores, também nasceu no período pandêmico com o objetivo de provocar risadas sem desrespeitar quem vive o cotidiano do mercado. “Tem horas em que precisamos conhecer os limites; é uma linha muito tênue”, afirmou, destacando que evita palavrões e piadas de duplo sentido.
Carvalho mencionou a frase dita pelo fundador da XP, Guilherme Benchimol: “Você conseguiu humanizar a Faria Lima”. O ator já foi embaixador de marcas como Lacoste e Reserva e, atualmente, mantém parceria com a XP Investimentos. Sem a peruca do personagem, ele aborda temas como saúde, esporte e cuidados com o corpo, prática que considera essencial para mostrar “o ser humano que somos além do personagem”.
Imagem: infomoney.com.br
Para Spyer, o público das redes sociais deve ser tratado como cliente, exigindo atualização constante sobre o cenário econômico. “Quem trabalha com isso sabe que precisa estar sempre estudando para agregar valor ao seu público”, concluiu.
Com informações de InfoMoney