Tóquio apresenta, até 9 de novembro, a edição 2025 do Japan Mobility Show, novo nome do tradicional Salão do Automóvel. Diferentemente de anos anteriores, o evento dá ênfase a veículos que chegarão às ruas em curto prazo, deixando de lado projeções de longo alcance.
A Toyota revelou o conceito que antecipa a próxima geração do Corolla, modelo que também será fabricado no Brasil. O sedã exibe faróis e lanternas unidos por barras de LED, área envidraçada ampliada e linhas esportivas, todas criadas pelo estúdio europeu da marca. Pela primeira vez, o carro terá versão totalmente elétrica.
O principal destaque da montadora, porém, é a estreia de sua divisão de luxo Century, posicionada acima da Lexus. O primeiro veículo exibido é um SUV conceitual, com preço estimado superior ao equivalente a R$ 1 milhão.
No estande preto e branco inspirado em mangás, a Nissan mostrou a nova geração da van Elgrand e reforçou a chegada do elétrico Leaf e do SUV a bateria Ariya ao Brasil. O CEO Ivan Spinosa confirmou ainda que o utilitário-esportivo Kait será produzido em Resende (RJ) a partir de 2026, compartilhando componentes com o Kicks Play. O elétrico sedã N7 também está em estudo para o mercado nacional.
A Honda expôs os conceitos elétricos Saloon e Alfa, que antecipam o design da próxima geração de seus carros, além de revelar o retorno do Prelude. O cupê adota o motor 2.0 híbrido de 184 cv do Civic, voltado à eficiência de combustível.
A Suzuki levou ao Japão a versão flex do SUV compacto Fronx, de cerca de quatro metros, apta a queimar etanol ou gasolina. Já a Mitsubishi apresentou o protótipo Elevance, prévia de um grande SUV híbrido plug-in que deverá resgatar o nome Pajero Full e integrar um projeto global.
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Entre as europeias, a Mini exibiu a série especial Paul Smith de seu compacto, enquanto a Mercedes-Benz levou o conceito elétrico AMG GT XX, de 1.360 cv.
A chinesa BYD apresentou o Racco, seu primeiro kei car. Com 3,40 m de comprimento e autonomia de 180 km por carga, o elétrico será lançado no Japão no segundo trimestre de 2026, com preço estimado em torno de R$ 90 mil e sem previsão de exportação.
O Japan Mobility Show 2025 reforça a tendência de eletrificação já consolidada, mas foca em produtos que estarão nas concessionárias nos próximos dois anos, aproximando tecnologia e mercado.