Brasília – O empresário e apresentador Roberto Justus, 70, informou que pretende direcionar até 90% dos contratos da SteelCorp, sua construtora de imóveis pré-fabricados, para o programa federal Minha Casa, Minha Vida e iniciativas habitacionais estaduais, como a CDHU, nos próximos oito meses.
Justus comprou o controle da SteelCorp após deixar o setor publicitário em 2015. Desde 2023, transformou a empresa em uma startup de construção industrializada que fabrica casas e prédios em sistema modular, inspirado em modelos adotados na China, Estados Unidos e Europa.
Com a inauguração de uma nova linha de produção, a SteelCorp passou a fabricar entre 10 mil e 12 mil unidades por ano – cerca de mil residências mensais. “Hoje, a cada 80 minutos sai uma casa da fábrica”, afirmou Justus.
As unidades populares têm entre 40 m² e 54 m², custam de R$ 80 mil a R$ 130 mil e se enquadram nos padrões exigidos pelo Minha Casa, Minha Vida e pela CDHU.
O faturamento da SteelCorp saltou de R$ 25 milhões, em 2023, para R$ 80 milhões, em 2024. A projeção para este ano é de R$ 330 milhões, com possibilidade de chegar a R$ 700 milhões quando a nova fábrica operar em plena capacidade.
Imagem: redir.folha.com.br
Para garantir demanda constante, a empresa começou a atuar também como incorporadora, comprando terrenos e desenvolvendo projetos próprios. Segundo Justus, 70% da carteira atual está em outros empreendimentos e 30% em programas sociais; a meta é inverter esse percentual.
De acordo com o empresário, o sistema em aço leve utilizado pela SteelCorp reduz tempo e custo de obra, além de oferecer isolamento térmico e acústico superior às construções tradicionais de alvenaria.
Justus iniciou a carreira na publicidade, fundou a agência Y&R no Brasil e, desde 2004, apresenta programas de TV como “O Aprendiz” e “A Fazenda”. Paralelamente, é sócio de uma gestora de patrimônio (Legend), de um fundo de private equity (Treecorp) e de um data center.