Kevin Hassett defende independência do Federal Reserve em meio à pressão por corte de juros

Dificuldades e desafios26 minutos atrás6 pontos de vista

Anúncio

O diretor do Conselho Econômico Nacional da Casa Branca, Kevin Hassett, afirmou neste domingo que a política monetária do Federal Reserve deve permanecer livre de influência política, apesar dos apelos do governo do presidente Donald Trump por uma redução das taxas de juros.

Em entrevista ao programa “Face the Nation”, da CBS News, Hassett foi questionado sobre uma pesquisa que indica que 70% dos norte-americanos desejam que o Fed atue de forma independente em relação a Trump, enquanto 59% dos republicanos defendem que o banco central siga as orientações do presidente. “Se eu estivesse nessa pesquisa responderia 100% que a política monetária precisa ser totalmente independente de influência política, inclusive do presidente Trump”, declarou.

Riscos de interferência

Hassett ressaltou que, em países onde os governos assumiram o controle dos bancos centrais, o resultado costuma ser “inflação e sofrimento para os consumidores”. Segundo ele, tanto democratas quanto republicanos concordam sobre a necessidade de independência do Fed, ainda que haja discussão sobre o grau de transparência da instituição.

Pressão por juros mais baixos

O governo Trump insiste que a redução dos juros estimularia o crescimento econômico e ajudaria a diminuir o custo do serviço da dívida pública, hoje superior a US$ 37 trilhões. O presidente já chegou a ameaçar demitir o presidente do Fed, Jerome Powell – nomeado por ele em 2017 –, mas recuou; o mandato de Powell vai até maio de 2026.

Caso Lisa Cook

Paralelamente, o Departamento de Justiça abriu investigação criminal contra a diretora do Fed Lisa Cook por suposta fraude hipotecária, após encaminhamentos do diretor da Agência Federal de Financiamento da Habitação, Bill Pulte, aliado de Trump. Cook não foi indiciada, mas, depois de se recusar a renunciar, foi demitida pelo presidente sob acusação de “justa causa”. Trata-se da primeira vez na história dos Estados Unidos que um chefe do Executivo tenta remover um membro do Federal Reserve.

Kevin Hassett defende independência do Federal Reserve em meio à pressão por corte de juros - Imagem do artigo original

Imagem: Eric Revell FOXBusiness via foxbusiness.com

Lisa Cook ingressou com ação judicial para anular a demissão e permanecer com direito a voto no Comitê Federal de Mercado Aberto.

A entrevista de Kevin Hassett reforça a defesa de autonomia do banco central em meio às controvérsias sobre a condução da política monetária norte-americana.

0 Votes: 0 Upvotes, 0 Downvotes (0 Points)

Anúncio

deixe uma resposta

Siga-nos!
Pesquisar tendência
Mais Vistos
carregamento

Entrar em 3 segundos...

Inscrever-se 3 segundos...