A Kraft Heinz comunicou nesta terça-feira (2) que se transformará em duas empresas de capital aberto, numa tentativa de retomar o crescimento após um período de desempenho fraco nas vendas.
A nova estrutura criará a Global Taste Elevation Co, dedicada ao segmento de molhos e condimentos, que reunirá marcas como Heinz, Philadelphia e Kraft Mac & Cheese. A segunda companhia, batizada de North American Grocery Co, concentrará os negócios de mercearia, incluindo Oscar Mayer, Kraft Singles e Lunchables.
A cisão está prevista para ocorrer no segundo semestre de 2026.
Em 2024, a unidade de molhos registrou aproximadamente US$ 15,4 bilhões (R$ 83,76 bilhões) em vendas, enquanto o braço de mercearia faturou cerca de US$ 10,4 bilhões (R$ 56,57 bilhões).
“As marcas da Kraft Heinz são icônicas e adoradas, mas a complexidade de nossa estrutura atual dificulta a alocação eficaz de capital, a priorização de iniciativas e o aumento de escala em áreas promissoras”, afirmou Miguel Patricio, presidente do conselho da empresa.
Imagem: redir.folha.com.br
Em maio, a companhia já havia sinalizado interesse em aquisições para ampliar o retorno aos acionistas. O setor de alimentos embalados tem enfrentado pressão, à medida que consumidores buscam opções mais saudáveis e econômicas.
No pré-mercado, as ações da Kraft Heinz subiam cerca de 1%. Nos últimos 12 meses, os papéis acumularam queda aproximada de 21%.