NOVA YORK – O apresentador e ex-diretor do Conselho Econômico Nacional Larry Kudlow afirmou, em seu programa na Fox Business, que a economia dos Estados Unidos tem condições de registrar expansão acima de 5% ao ano. O comentário foi feito após a divulgação da estimativa GDPNow do Federal Reserve de Atlanta, que elevou a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do quarto trimestre para 5,4%.
Durante a atração, Kudlow destacou que a produtividade do setor não agrícola cresceu em média 4,5% nos dois últimos trimestres e que a produtividade das companhias não financeiras avançou 3,8% no mesmo período. Segundo ele, esses números “abrem caminho” para um ritmo de expansão econômica superior a 5%.
O apresentador também ressaltou a queda recente dos preços do petróleo, classificando o movimento como um “choque positivo de oferta”, comparável a um corte de impostos para consumidores e empresas. Para Kudlow, o recuo do petróleo pode provocar leituras negativas nos próximos índices de preços ao consumidor (CPI), contribuindo para um ambiente de “deflação de Trump” em contraste com o que chamou de “inflação de Biden”.
No programa, Kudlow citou ainda dados que, segundo ele, reforçam o cenário otimista:
Imagem: Larry Kudlow FOXBusiness via foxbusiness.com
Kudlow atribuiu o avanço econômico ao conjunto de políticas que classifica como “econômicas de Trump”, citando cortes de impostos, redução de regulações, expansão da produção de petróleo (“drill, baby, drill”) e defesa de acordos de comércio “livres e recíprocos”.
O ex-assessor da Casa Branca disse acreditar que, com a divulgação de indicadores favoráveis, as perspectivas eleitorais de meio de mandato tendem a se tornar mais favoráveis ao Partido Republicano.