A plataforma de empréstimos cripto Ledn colocou no mercado norte-americano cerca de US$ 188 milhões em títulos lastreados em empréstimos ao consumidor garantidos por Bitcoin, informou a agência Bloomberg nesta quarta-feira (14), citando fontes próximas à operação.
O negócio foi organizado pelo trust Ledn Issuer Trust 2026-1, que reuniu 5.441 empréstimos de curto prazo e taxa fixa do tipo balloon, concedidos a 2.914 tomadores nos Estados Unidos. Esses empréstimos estão colateralizados por 4.078,87 BTC, de acordo com documentação preliminar da S&P Global Ratings datada de 9 de fevereiro.
A transação foi dividida em dois lotes de títulos:
Segundo fontes, a tranche de grau de investimento (Classe A) foi precificada a cerca de 335 pontos-base acima de uma taxa de referência, refletindo o prêmio exigido pelo mercado para assumir risco de crédito ligado a criptoativos.
A Jefferies Financial Group atuou como agente estruturador e coordenador único da oferta, interligando investidores institucionais de renda fixa a esse novo tipo de exposição ligada ao Bitcoin.
Para André Dragosch, chefe de pesquisa da Bitwise na Europa, a operação indica que o Bitcoin vem sendo aceito cada vez mais como garantia “segura e legítima” por instituições financeiras tradicionais. Ele citou iniciativas de bancos como o JPMorgan, que já oferecem linhas de crédito garantidas por BTC.
Imagem: cointelegraph.com
Jinsol Bok, responsável de pesquisa da Four Pillars, acrescentou que a rastreabilidade on-chain e a liquidação programável tornam esses empréstimos menos sujeitos a inadimplência elevada. Ambos os analistas preveem expansão do mercado de crédito colateralizado em Bitcoin.
Fundada em 2018, a Ledn afirma já ter originado mais de US$ 9,5 bilhões em empréstimos em mais de 100 países. Em novembro de 2025, a empresa recebeu investimento estratégico da Tether, emissora da stablecoin USDt.
Com a conclusão da securitização, investidores passam a comprar títulos respaldados por empréstimos garantidos em Bitcoin, sem exposição direta ao ativo, mas sujeitos ao desempenho da carteira e à capacidade da Ledn de liquidar as garantias em cenários de estresse.