WASHINGTON – O ex-presidente Donald Trump anunciou nesta sexta-feira a indicação de Kevin Warsh para assumir a presidência do Federal Reserve, encerrando um processo de deliberação que se estendeu por meses.
Warsh integrou o Conselho de Governadores do Fed entre 2006 e 2011 e chegou a ser cogitado para o comando do banco central em 2017, quando Trump acabou escolhendo Jerome Powell. Powell foi reconduzido para um segundo mandato em 2022, com término previsto para maio.
Antes de sua primeira passagem pelo Fed, Warsh trabalhou no JPMorgan e integrou o governo de George W. Bush, tornando-se então o mais jovem governador da história da autoridade monetária. Atualmente, ele atua no Hoover Institution, leciona na Graduate School of Business de Stanford, integra o conselho da UPS e participa de um painel de assessores econômicos do Escritório de Orçamento do Congresso (CBO).
Dirigentes de grandes empresas e representantes do setor privado divulgaram notas de congratulação ao economista:
Brian Moynihan, CEO do Bank of America: “Conheço Kevin há muitos anos em diferentes funções a serviço do país; sua experiência o capacita para o cargo. Desejo-lhe sucesso no processo que se inicia”.
Carol Tomé, CEO da UPS: “Há mais de 13 anos no conselho da UPS, Kevin Warsh se tornou um conselheiro de confiança. Seu conhecimento dos mercados, visão global e habilidade em gestão de crises são inestimáveis. Celebramos sua indicação em nome de mais de 400 mil colaboradores”.
Suzanne Clark, CEO da Câmara de Comércio dos EUA: “Kevin é bem-conhecido pela comunidade empresarial. Reconhecemos seu foco em crescimento econômico e estabilidade de preços e aguardamos o processo de confirmação”.
Imagem: Eric Revell FOXBusiness via foxbusiness.com
Eric Pan, CEO do Investment Company Institute: “A combinação de experiência em política monetária, regulação financeira e vivência nos mercados globais oferece a Warsh uma base sólida para liderar o Fed. Parabenizamos o ex-presidente Trump pela indicação”.
Rob Nichols, CEO da American Bankers Association: “Trump escolheu um formulador de políticas experiente, que esteve no Fed num dos momentos mais desafiadores da instituição. Esperamos conhecer com mais detalhes suas posições durante as audiências de confirmação”.
Rebeca Romero Rainey, CEO da Independent Community Bankers of America: “Warsh compreende a importância dos bancos comunitários e a necessidade de regulação escalonada para garantir acesso a serviços bancários nas comunidades locais”.
O nome de Kevin Warsh agora seguirá para apreciação do Senado, etapa decisiva para que ele possa substituir Jerome Powell no comando do Federal Reserve.