Mãe diz ter sido expulsa de restaurante na Geórgia após amamentar bebê

Dificuldades e desafiosontem21 Visualizações

Blue Ridge (GA) – A norte-americana Aris Kopiec, da Flórida, afirma ter sido retirada do Toccoa Riverside Restaurant, em Blue Ridge, Geórgia, depois de amamentar o filho de 4 meses. O episódio, gravado em seu celular, mostra um homem gritando “Get on out of here!” (“Saia daqui!”) enquanto ela segura o bebê.

Como o caso ocorreu

Segundo Kopiec, que falou ao canal FOX Business, ela almoçava no local com o marido, três filhas de 4, 2 e 4 meses e amigos da família quando o bebê começou a chorar. A mãe contou que colocou a criança para mamar, cobriu-se imediatamente e garantiu que apenas as pessoas da própria mesa pudessem vê-la.

Após terminar a alimentação, Kopiec se levantou para conduzir as filhas mais velhas à área externa e esbarrou em uma cadeira ou cliente. Nesse momento, relata, um homem que acredita ser o dono do restaurante aproximou-se e disse: “Você não pode fazer isso aqui”. De acordo com ela, já não havia amamentação naquele instante.

Discussão e gravação

Kopiec relatou ter lembrado ao homem que a legislação da Geórgia protege o aleitamento em público: “Eu disse que, se ele queria proteger o restaurante, deveria seguir a lei”. Ela afirma que, após essa fala, o tom do interlocutor se exaltou. Quando a amiga mencionou ter fotografado o homem, Kopiec iniciou a gravação em que ele pede, aos gritos, que o grupo deixe o estabelecimento.

Posicionamento do restaurante

Registros públicos indicam o nome de Tim Richter, 67 anos, como proprietário do Toccoa Riverside Restaurant. Em contato telefônico com a FOX Business, um homem que se apresentou como dono não confirmou ser a pessoa nas imagens, disse administrar o local há 33 anos e alegou que a situação teria sido “encenada para conseguir cliques”. A empresa preferiu não emitir novo comentário.

Mãe diz ter sido expulsa de restaurante na Geórgia após amamentar bebê - Imagem do artigo original

Imagem: Jasmine Baehr FOXBusiness via foxbusiness.com

Reação e legislação

Kopiec afirmou ter saído “abalada” e chegou a sentir que era a responsável pela confusão, mas lembrou que mulheres têm direito legal de amamentar onde estiverem autorizadas. A lei estadual determina que mães podem aleitar “em qualquer local onde a mãe e o bebê tenham permissão de permanecer”.

Histórico de polêmicas

Em 2023, o mesmo restaurante ganhou repercussão por aplicar uma taxa adicional descrita como “adult surcharge” para pais considerados “incapazes de educar” seus filhos. Clientes relataram, na ocasião, que crianças teriam sido repreendidas pelo proprietário.

A gravação de Aris Kopiec continua circulando nas redes sociais, enquanto usuários debatem os direitos de mães que amamentam e o tratamento de famílias com crianças em espaços públicos.

0 Votes: 0 Upvotes, 0 Downvotes (0 Points)

Deixe um Comentário

Pesquisar tendência
Redação
carregamento

Entrar em 3 segundos...

Inscrever-se 3 segundos...

Todos os campos são obrigatórios.