Anúncio

Juros reais de 10% são “insanos” e podem provocar crise, alerta Rubens Menin

Mercado Financeiroagora mesmo6 pontos de vista

Anúncio

O presidente do conselho de administração do Inter&Co, Rubens Menin, classificou a atual taxa de juros real de 10% como “insana” e afirmou que o patamar elevado está “encomendando uma crise futura”. A declaração foi feita neste sábado (20), durante o Inter Invest Summit, em Belo Horizonte.

Para Menin, o nível dos juros no Brasil é hoje sua principal preocupação. Ele comparou o cenário doméstico ao de países em conflito militar que, segundo ele, mantêm custos de financiamento mais baixos. Na avaliação do empresário, essa situação deve perdurar por pelo menos mais dois anos.

O executivo destacou que o juro alto reduz investimentos, compromete o crescimento das empresas e diminui a competitividade do país. “Há companhias prontas para ampliar operações, mas desistindo por causa do custo de capital”, afirmou no painel “Empreendedorismo nos dias de hoje”.

Menin também observou que economias estrangeiras já iniciaram cortes de juros, enquanto o Brasil estaria atrasado nesse movimento. Ele ponderou, contudo, que o Banco Central não pode reduzir a Selic “na canetada” sem ter fundamentos macroeconômicos sólidos. O empresário disse esperar que o governo equilibre o déficit fiscal para possibilitar o início de um ciclo de afrouxamento monetário.

0 Votes: 0 Upvotes, 0 Downvotes (0 Points)

Anúncio

Deixe um Comentário

Siga-nos!
Pesquisar tendência
Mais Vistos
carregamento

Entrar em 3 segundos...

Inscrever-se 3 segundos...