São Paulo, 12 de agosto – Investidores acompanham nesta terça-feira (12) a divulgação de indicadores de preços no Brasil e nos Estados Unidos, além de novos capítulos da relação diplomática entre Brasília e Washington.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publica às 9h o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de julho. Levantamento do Valor Data junto a 33 instituições financeiras e consultorias aponta mediana de alta de 0,35%, com projeções que variam de 0,26% a 0,39%. Em junho, o índice subiu 0,24%.
Trinta minutos depois, às 9h30 (horário de Brasília), o Departamento do Trabalho dos Estados Unidos apresenta o Consumer Price Index (CPI). Os dois números são monitorados por analistas para avaliar o ritmo das economias e eventuais reflexos do recente pacote de tarifas anunciado pelos dois países.
Segundo o jornal Valor Econômico, o Itamaraty elabora um documento extenso para rebater a investigação norte-americana sobre supostas práticas comerciais desleais atribuídas ao Brasil. O relatório deve ser entregue ao governo Donald Trump até 18 de agosto. Entre os pontos contestados está a adoção do Pix.
A tensão ganha novos contornos após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversar por telefone, ontem (11), durante cerca de uma hora, com o líder chinês Xi Jinping. Ambos defenderam o papel do G20 e do Brics no fortalecimento do multilateralismo, ampliando o foco sobre a aproximação entre Brasil e China, rival geopolítico dos EUA.
Imagem: valorinveste.globo.com
A agenda corporativa entra na reta final. Antes da abertura da B3, o BTG Pactual apresenta seus números. Após o fechamento do pregão, saem os resultados de Americanas, CVC, Light e MRV.
Com inflação, diplomacia e balanços no radar, a sessão desta terça-feira promete alta volatilidade na bolsa brasileira.