Washington, 16 out. (Agência) – A Neutrogena iniciou o recolhimento de 1.312 caixas dos lenços “Makeup Remover Ultra-Soft Cleansing Towelettes” após testes detectarem a bactéria Pluralibacter gergoviae, informou a Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA).
O produto afetado pertence ao lote 1835U6325A e foi distribuído para Texas, Carolina do Sul, Geórgia e Flórida.
De acordo com o Instituto Nacional de Saúde (NIH), a bactéria pode provocar infecções em pessoas com imunidade comprometida, doenças crônicas ou em recuperação de cirurgias.
A FDA classificou o recolhimento como Nível 2, indicando baixo risco para a maior parte da população. “Para a ampla maioria das pessoas, não há perigo”, afirmou a médica Nicole Saphier em entrevista à emissora Fox, ressaltando que o alerta é dirigido principalmente a indivíduos imunossuprimidos.
Saphier aconselhou evitar o uso de cosméticos sobre feridas abertas, pois microrganismos como o P. gergoviae são comuns em solo e água.
Imagem: Sophia Compton FOXBusiness via foxbusiness.com
O caso se soma a outros recolhimentos de produtos de beleza e higiene ocorridos nos últimos meses. No verão, a DermaRite Industries retirou do mercado sabonetes, desodorantes, loções, xampus e álcool em gel por risco semelhante de contaminação bacteriana.
Neutrogena e FDA não comentaram o assunto até o fechamento desta edição.