São Paulo, — A Bolsa de Nova York (NYSE) aprovou a listagem dos ETFs Grayscale Dogecoin Trust (GDOG) e Grayscale XRP Trust (GXRP), abrindo caminho para que ambos comecem a ser negociados na próxima segunda-feira.
A autorização foi oficializada após a NYSE Arca, subsidiária da bolsa, protocolar na sexta-feira um pedido de certificação junto à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) para registro e listagem dos dois fundos.
No domingo, o analista sênior de ETFs da Bloomberg, Eric Balchunas, publicou no X (antigo Twitter) os documentos de aprovação. Ele acrescentou que o ETF da Grayscale lastreado em Chainlink (GLNK) deve ser lançado “em aproximadamente uma semana”.
O Grayscale Dogecoin Trust será convertido em ETF e seguirá o preço à vista da criptomoeda DOGE. Balchunas estima que o volume de negociação no primeiro dia fique em torno de US$ 11 milhões.
Já o Grayscale XRP Trust chegará ao mercado no mesmo dia em que a Franklin Templeton deve lançar seu próprio ETF de XRP. Outro fundo da WisdomTree aguarda liberação para estrear.
O segmento de ETFs de XRP ganhou força este mês. Em 13 de novembro, a Canary Capital inaugurou o primeiro produto do tipo nos Estados Unidos, o XRPC, que registrou entradas superiores a US$ 250 milhões na estreia.
Imagem: cointelegraph.com
Bitwise, 21Shares e CoinShares também colocaram ETFs de XRP no mercado após o fim da paralisação do governo dos EUA e o afrouxamento da fiscalização da SEC sobre produtos de criptoativos.
Apesar do ambiente favorável para novos fundos, o token XRP acumula queda próxima de 18% desde o início de novembro, segundo dados do CoinGecko.
Com a aprovação da NYSE, Grayscale passa a oferecer ETFs de três criptomoedas — Dogecoin, XRP e, em breve, Chainlink — reforçando a disputa por investidores em ativos digitais na bolsa norte-americana.