Papa Leão 14 condena disparidade salarial de executivos e menciona fortuna de Elon Musk

Mercado Financeiro3 minutos atrás6 pontos de vista

Anúncio

O papa Leão 14 criticou os pacotes de remuneração que garantem aos presidentes de grandes empresas salários muito superiores aos dos demais funcionários, em entrevista divulgada neste domingo (14) pelo portal católico Crux.

Segundo o pontífice, há seis décadas um diretor-presidente ganhava de quatro a seis vezes mais do que um empregado, enquanto hoje essa diferença chega a 600 vezes. Ele citou o recente plano de remuneração da Tesla, avaliado em US$ 1 trilhão para seu presidente-executivo, Elon Musk, apontando que o empresário pode se tornar “o primeiro trilionário do mundo”. “Se isso é o que realmente tem valor, estamos com um grande problema”, afirmou.

Primeiro papa norte-americano

Nascido em Chicago e eleito em maio para suceder Francisco, Leão 14 revelou que se sente preparado para conduzir os 1,4 bilhão de católicos em questões espirituais, mas ainda se adapta ao papel de liderança diplomática global. “Estou aprendendo muito e me sentindo desafiado, mas não sobrecarregado”, disse.

Críticas à ONU

O pontífice também declarou que a Organização das Nações Unidas “perdeu sua capacidade” de promover uma diplomacia multilateral eficaz. Para ele, o órgão deveria ser o espaço para resolução de grandes temas internacionais, mas atualmente não consegue reunir os países.

Papa Leão 14 condena disparidade salarial de executivos e menciona fortuna de Elon Musk - Imagem do artigo original

Imagem: redir.folha.com.br

Estilo reservado

Durante a conversa, realizada no fim de julho para uma biografia ainda sem data de lançamento, Leão 14 leu a maior parte de suas respostas. A postura contrasta com a do antecessor, que costumava conceder entrevistas improvisadas.

Experiência missionária e preocupação com a guerra

O papa recordou as décadas em que atuou como missionário no Peru e manifestou esperança de paz para o conflito entre Ucrânia e Rússia, que já dura três anos.

0 Votes: 0 Upvotes, 0 Downvotes (0 Points)

Anúncio

deixe uma resposta

Post anterior

Próxima postagem

Siga-nos!
Pesquisar tendência
Mais Vistos
carregamento

Entrar em 3 segundos...

Inscrever-se 3 segundos...