Washington, — O Departamento de Transportes dos Estados Unidos (USDOT) autorizou a parceria comercial “Blue Sky”, firmada entre a United Airlines e a JetBlue Airways, segundo comunicados divulgados pelas companhias nesta terça-feira (data local).
O acordo, anunciado em maio, não prevê fusão entre as empresas. A iniciativa permitirá que a United utilize espaços de pouso e decolagem (slots) no congestionado Aeroporto Internacional John F. Kennedy (JFK), em Nova York, para até sete voos de ida e volta diários a partir de 2027.
Como parte de uma troca considerada neutra em número de operações, as empresas também acertaram a permuta de oito horários de voo no Aeroporto de Newark (EWR), em Nova Jersey.
A JetBlue buscava uma nova parceria depois que, em 2023, um juiz federal vetou sua aliança com a American Airlines. A companhia agradeceu, em nota, ao secretário de Transportes, Sean Duffy, e ao secretário-assistente Brad Edwards pela aprovação do “Blue Sky”.
Em junho, a Spirit Airlines chegou a pedir ao USDOT que bloqueasse o acordo, alegando risco de redução da concorrência e incentivo a movimentos semelhantes por outras grandes transportadoras.
Imagem: Pilar Arias FOXBusiness via foxbusiness.com
Os detalhes operacionais do “Blue Sky” serão divulgados pelas empresas “nas próximas semanas”, informaram United e JetBlue.
O USDOT não respondeu de imediato a pedido de comentário da Fox Business.
Com informações de Fox Business