NOVA YORK — A PayPal informou que protocolou nesta semana pedidos formais junto ao Departamento de Instituições Financeiras de Utah e à Corporação Federal de Seguro de Depósitos (FDIC, na sigla em inglês) para estabelecer o PayPal Bank, um banco industrial concebido para atender pequenas empresas nos Estados Unidos.
De acordo com a companhia, a nova instituição oferecerá linhas de crédito e contas de poupança remuneradas, além de buscar filiação direta às principais bandeiras de cartão, complementando os serviços de processamento já prestados por bancos parceiros.
Se o pedido obtiver aprovação, os depósitos dos clientes serão protegidos pelo seguro do FDIC, que garante até US$ 250 mil por depositante, por banco segurado.
A PayPal nomeou Mara McNeill para presidir o futuro banco. Com mais de 25 anos no setor financeiro, ela já comandou o Toyota Financial Savings Bank antes de ingressar na empresa de pagamentos.
Desde 2013, a PayPal já liberou mais de US$ 30 bilhões em empréstimos e capital de giro a mais de 420 mil contas empresariais em todo o mundo, recurso utilizado para expansão, compra de estoque e investimento em equipe e equipamentos.
Imagem: Eric Revell FOXBusiness via foxbusiness.com
Bancos industriais são supervisionados pelos estados e, quando membros, também pelo FDIC. Por estarem fora do Bank Holding Company Act, podem ser controlados por empresas não financeiras, mas seguem os mesmos processos regulatórios de outras instituições bancárias, podendo conceder empréstimos a consumidores e empresas e aceitar depósitos com garantia federal.
A onda de novos pedidos de carta bancária ganhou força durante o governo dos Estados Unidos que adotou postura de desregulamentação para incentivar o crescimento do setor financeiro. Recentemente, o Escritório do Controlador da Moeda concedeu aprovações preliminares a empresas de criptomoedas como Ripple e Circle para explorarem a criação de bancos fiduciários nacionais.