Supermercados em diferentes regiões dos Estados Unidos registraram prateleiras praticamente vazias nesta sexta-feira (23), enquanto milhões de pessoas correm para se abastecer antes de uma forte tempestade de inverno que deve atingir mais de 35 estados no fim de semana.
Segundo serviços meteorológicos, o sistema climático, iniciado na sexta e previsto para durar até segunda-feira (26), pode se estender por mais de 2.000 milhas, levando temperaturas abaixo de zero, neve pesada, chuva congelante e sleet a cerca de 200 milhões de habitantes em 40 estados.
Imagens divulgadas em redes sociais mostram corredores inteiros vazios em lojas de Oxford, no Mississippi, onde leite, água engarrafada, ovos, salsichas e outros alimentos desapareceram rapidamente dos estoques.
Cenário semelhante foi registrado no norte do Texas. Em North Richland Hills, fotos de uma unidade da rede Kroger indicam falta de carne moída, verduras, ovos, leite e enlatados. “Estou procurando apenas um pão para passar o fim de semana. Este é o sexto mercado que visito hoje”, relatou a cliente Lauryn Martin.
O diretor de assuntos corporativos da Kroger, John Votava, informou que o fluxo de clientes na região está “muito acima da média”. “Temos cargas de mantimentos saindo do centro de distribuição em Keller para as 107 lojas do norte do Texas”, afirmou.
Imagem: Sophia Compton FOXBusiness via foxbusiness.com
A tempestade pode acumular mais de 30 centímetros de neve em algumas áreas e provocar quedas de energia devido ao gelo. Companhias aéreas já emitiram isenções de remarcação e cancelaram voos preventivamente.
Especialistas lembram que situações de “compra por pânico” se repetem quando há sensação de escassez. Durante a pandemia de COVID-19, itens como papel higiênico e toalhas de papel também sumiram rapidamente das prateleiras.
A recomendação de autoridades e meteorologistas é manter provisões essenciais, evitar deslocamentos desnecessários e acompanhar as atualizações sobre as condições climáticas ao longo do fim de semana.