Projeto para proibir congressistas de negociar ações avança, mas enfrenta resistência de republicanos e críticas de Trump

Anúncio

WASHINGTON – O projeto de lei do senador Josh Hawley (republicano do Missouri) que proíbe parlamentares de comprar, vender ou manter ações individuais passou, na quarta-feira (9), por sua primeira etapa no Senado dos Estados Unidos, mas encontrou forte oposição dentro do próprio Partido Republicano.

O que diz a proposta

Batizado de Preventing Elected Leaders from Owning Securities and Investments Act (PELOSI Act), o texto impede que:

  • senadores e deputados, bem como seus cônjuges, negociem ações enquanto estiverem no cargo;
  • a cada ano, os parlamentares comprovem, perante os comitês de ética da Câmara ou do Senado, que estão cumprindo as regras;
  • o Government Accountability Office (GAO) realize auditoria de conformidade a cada dois anos;
  • o próximo presidente e vice-presidente não possam deter ou negociar ações durante o mandato – cláusula incluída de última hora que, na prática, não se aplicaria a Donald Trump e a J.D. Vance, caso tomem posse em 2025.

Votação na comissão

A medida foi aprovada na Comissão de Segurança Interna e Assuntos Governamentais. Hawley foi o único republicano a votar a favor; os demais integrantes do partido rejeitaram o texto.

Críticas de colegas republicanos

O presidente da comissão, senador Rand Paul (Kentucky), classificou o projeto como “mal escrito” e afirmou que ele poderia desestimular profissionais bem-sucedidos a concorrerem a cargos públicos, além de “mirar” em Trump.

O senador Ron Johnson (Wisconsin) chamou a proposta de “obnóxia” e lembrou que já existem leis de uso de informação privilegiada e relatórios trimestrais de transparência patrimonial. Para Johnson, a iniciativa “protege políticos de carreira” ao tornar o serviço público menos atraente para quem vem do setor privado.

James Lankford (Oklahoma), presidente do Comitê de Ética do Senado, concordou com a ideia geral de restringir negociações, mas disse que o texto “ainda não está pronto para o horário nobre”, pois carece de detalhes.

Trump muda de posição

Pela manhã, Hawley declarou que o ex-presidente Donald Trump “gostou conceitualmente” do projeto. Horas depois, Trump publicou no Truth Social que o senador estaria “jogando nas mãos dos democratas” e que a proposta seria “ótima para Nancy Pelosi e seu marido, mas péssima para o país”.

Projeto para proibir congressistas de negociar ações avança, mas enfrenta resistência de republicanos e críticas de Trump - Imagem do artigo original

Imagem: Alex Miller FOXBusiness via foxbusiness.com

Perspectivas no Senado

O líder da minoria republicana, John Thune (Dakota do Sul), disse a jornalistas que duvida que o texto chegue ao plenário “se só tiver o apoio de um republicano”.

A ex-presidente da Câmara, Nancy Pelosi (democrata da Califórnia) – há anos alvo de críticas por seu patrimônio em ações –, apoiou publicamente a iniciativa após a aprovação na comissão.

Sem consenso dentro do Partido Republicano e diante da mudança de tom de Trump, o futuro do PELOSI Act no Senado permanece incerto.

Com informações de Fox Business

0 Votes: 0 Upvotes, 0 Downvotes (0 Points)

Anúncio

Leave a reply

Comentários

Nenhum comentário para mostrar.
Siga-nos
  • Facebook1.5K
  • X Network2.1K
  • Instagram1.5K

Mantenha-se informado com as notícias mais recentes e importantes

Autorizo receber newsletter por e-mail. Para mais informações, por favor reveja nossa Política de Privacidade

Search Trending
Mais Vistos
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...