Las Vegas (EUA) – O projeto de tokens não fungíveis (NFT) Pudgy Penguins projetou seus personagens em animação na fachada da Sphere, famosa arena em formato de domo coberta por painéis LED de alta resolução visíveis em toda a Strip de Las Vegas. A exibição entrou no ar em 24 de dezembro, véspera de Natal.
Lançado em 2021, o Pudgy Penguins foi comprado em abril de 2022 pelo empreendedor Luca Netz por 2,5 milhões de dólares em Ether (ETH). Com a queda na receita proveniente de NFTs, Netz passou a utilizar sua experiência em produtos de consumo para levar a marca ao varejo de brinquedos físicos, gerando fluxo de caixa adicional.
“Os brinquedos geram receitas significativas, mas as margens são estreitas. Vendemos milhões de dólares em produtos hoje, porém levou tempo para escalar”, afirmou Netz em entrevista concedida em agosto. A linha, que começou como solução de curto prazo, tornou-se um pilar do negócio; a expectativa é encerrar o ano com aproximadamente 50 milhões de dólares em faturamento.
No ambiente digital, a empresa foca especialmente no Instagram, onde soma cerca de 2 milhões de seguidores.
O setor de NFTs iniciou 2025 sob forte pressão. O volume de transações do primeiro trimestre caiu 63% em relação ao ano anterior, de 4,1 bilhões para 1,5 bilhão de dólares. Em março, as vendas mensais recuaram 76%, atingindo 373 milhões de dólares ante 1,6 bilhão no mesmo mês de 2024. Mesmo assim, coleções como Pudgy Penguins demonstraram relativa resistência.
Imagem: cointelegraph.com
A capitalização total do mercado de NFTs recuou para cerca de 2,5 bilhões de dólares em dezembro, o menor patamar do ano, segundo dados do CoinGecko.
Uma área que manteve fôlego em 2025 foi a de NFTs vinculados a itens colecionáveis do mundo real, em especial cartas de troca. A plataforma Courtyard.io, que conecta cartas Pokémon autenticadas a tokens on-chain negociáveis ou resgatáveis, registrou mais de 230 mil transações e aproximadamente 13,9 milhões de dólares em vendas nos últimos 30 dias, de acordo com a CryptoSlam.
Para Nicolas le Jeune, CEO da Courtyard, o valor permanece no ativo físico: “As cartas que você compra no Courtyard não valem mais por serem NFTs; o valor está no item subjacente. O NFT apenas oferece uma maneira melhor de experimentá-lo.”