A Tesla vê sua participação recuar de forma acentuada no mercado europeu de veículos elétricos enquanto tenta reforçar o portfólio com o lançamento do Model Y Performance, apresentado na sexta-feira (5) exclusivamente para a região ao preço inicial de cerca de €63 mil.
Até julho do ano passado, a montadora respondia por 11% dos novos registros de carros 100% elétricos na Alemanha, segunda colocada atrás da Volkswagen, e o Model Y liderava as vendas nacionais do segmento. De janeiro a julho deste ano, a fatia da empresa desabou para 3,4%, nona posição no ranking do órgão federal de trânsito alemão; o utilitário-esportivo saiu da lista dos dez mais emplacados.
Segundo o Centro de Gestão Automotiva (CAM), com sede na Alemanha, as vendas da Tesla em toda a Europa encolheram 33,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os registros caíram mais de 50% em julho na Suécia, Dinamarca, Reino Unido, Holanda e Bélgica, enquanto Noruega e Espanha foram exceções com resultados positivos.
Analistas atribuem parte da retração ao envolvimento de Elon Musk na política norte-americana. A aliança com o ex-presidente Donald Trump e a consequente disputa comercial entre Estados Unidos e União Europeia teriam afastado consumidores. Pesquisa YouGov de janeiro mostrou que 71% dos entrevistados na Alemanha e no Reino Unido têm opinião negativa sobre Musk.
Stefan Bratzel, fundador do CAM, aponta que a reputação da empresa “sofreu danos massivos” com as posições políticas do executivo. Ainda segundo o especialista, o público inicial da Tesla — descrito como “geeks de tecnologia liberais” — passou a evitar o modelo, a ponto de alguns proprietários esconderem o logotipo em Berlim.
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O crescimento de rivais europeus e, sobretudo, chineses pressiona ainda mais a companhia. No último ano, as vendas da BYD na Europa saltaram mais de 290%. A marca asiática lançou na primavera o Dolphin Surf por menos de €20 mil, valor equivalente a um terço do novo Model Y.
Para Bratzel, conquistar novos clientes exige opções abaixo de €40 mil. “A chegada de modelos chineses vai colocar a participação de mercado da Tesla sob ainda mais pressão”, afirmou.
Entre janeiro e junho de 2025, as matrículas dos modelos S, X e Y na Alemanha cederam mais de 60% na comparação anual, enquanto os elétricos já representam mais de 18% do mercado total de automóveis do país. Resta saber se a versão Performance do Model Y conseguirá reverter a curva descendente em um ambiente cada vez mais competitivo e marcado por preços mais baixos.