Washington (EUA) – O recall de minigeladeiras da marca Frigidaire foi ampliado para 964 mil unidades após novos registros de incêndio, informou a Comissão de Segurança de Produtos de Consumo dos Estados Unidos (CPSC).
A fabricante canadense Curtis International havia convocado 634 mil aparelhos no verão de 2023. Na quinta-feira (15), foram acrescentadas mais 330 mil unidades do modelo EFMIS121, elevando o total para quase 1 milhão.
De acordo com a CPSC, componentes elétricos desses refrigeradores portáteis podem entrar em curto-circuito e incendiar o plástico da estrutura, oferecendo perigo de fogo e queimaduras.
O lote agora incluído no recall foi comercializado exclusivamente nas lojas físicas e no site da Target nos Estados Unidos entre janeiro de 2020 e outubro de 2023, pelo preço aproximado de US$ 30.
Até o momento, há pelo menos seis relatos de chamas envolvendo o modelo EFMIS121, que resultaram em danos materiais.
Imagem: Landon Mion FOXBusiness via foxbusiness.com
A convocação de 2023 abrangia os modelos EFMIS129, EFMIS137, EFMIS149 e EFMIS175, vendidos em diversos varejistas, como Walmart e Amazon. Na ocasião, foram notificados 26 casos de superaquecimento, derretimento ou incêndio, dois deles com lesões por inalação de fumaça, e prejuízos superiores a US$ 700 mil.
A CPSC orienta os proprietários a interromper imediatamente o uso das minigeladeiras afetadas, desconectá-las da tomada, cortar o cabo de energia e escrever “Recall” na porta do aparelho com marcador permanente. O descarte deve seguir as normas locais e estaduais. Os consumidores têm direito a reembolso.