Washington (15.set.2025) – O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, afirmou nesta segunda-feira (15) que o governo Donald Trump pretende divulgar, na próxima semana, novas ações contra o Brasil em resposta à condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro.
A declaração foi feita durante entrevista à emissora Fox News e, segundo Rubio, os detalhes das medidas serão anunciados “na semana que vem”. O integrante do gabinete de Trump disse enxergar “deterioração do Estado de Direito” no país e criticou o que chamou de atuação de “juízes ativistas”.
“Haverá uma resposta dos EUA a isso, e na próxima semana teremos alguns anúncios sobre quais medidas adicionais pretendemos tomar”, afirmou. Ele ainda acusou a Justiça brasileira de tentar estender decisões para além das fronteiras, atingindo “empresas americanas e pessoas que atuam a partir dos Estados Unidos”.
Na quinta-feira passada (11), Jair Bolsonaro foi sentenciado a 27 anos e três meses de prisão em regime fechado pelo crime de tentativa de golpe de Estado e por outras quatro infrações. Após a decisão, o ex-presidente norte-americano Donald Trump declarou estar “surpreso” e “insatisfeito” com o resultado do julgamento.
Imagem: REUTERS via valorinveste.globo.com
Rubio já havia chamado o processo contra Bolsonaro de “caça às bruxas” e reafirmou essa posição durante a entrevista.
Os anúncios previstos para a próxima semana indicarão o formato e o alcance das novas medidas que Washington prepara contra Brasília.