Washington, 14 dez. – O secretário de Transportes dos Estados Unidos, Sean Duffy, garantiu nesta quinta-feira que será “seguro voar” durante o período de festas natalinas, mesmo com o déficit persistente de controladores de tráfego aéreo no país.
Em entrevista ao programa “Mornings with Maria”, da FOX Business, Duffy disse que o Departamento de Transportes “tomará todas as medidas necessárias” para manter a segurança do espaço aéreo. Durante a última paralisação do governo, lembrou, a capacidade dos aeroportos chegou a ser reduzida em 10% quando os indicadores de pessoal mostraram tendência negativa.
As declarações ocorreram dois dias depois de o administrador interino da Agência Federal de Aviação (FAA), Bryan Bedford, admitir em audiência no Subcomitê de Aviação da Câmara que, “se tudo continuar como está”, as torres de controle dos Estados Unidos “nunca” alcançarão o quadro ideal de funcionários.
Para enfrentar o problema, Duffy informou que:
Imagem: Kristen Altus FOXBusiness via foxbusiness.com
Apesar da carência de pessoal, o secretário afirmou estar otimista com o fluxo de viagens de fim de ano. Segundo a associação AAA, mais de 122 milhões de norte-americanos devem percorrer ao menos 80 quilômetros entre o Natal e o Ano-Novo. “Os controladores estão de volta às torres e estamos prontos para o Natal”, disse Duffy.
Em 8 de dezembro de 2025, o secretário participou da apresentação da campanha “Make Travel Family Friendly Again”, no Aeroporto Nacional Ronald Reagan, em Washington, reforçando o compromisso do governo com melhorias na infraestrutura aeroportuária.