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Senadoras dos EUA cobram explicações da Match Group sobre golpes românticos em aplicativos de namoro

Dificuldades e desafios1 semana atrás23 pontos de vista

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Duas senadoras norte-americanas enviaram uma carta à Match Group, proprietária de aplicativos de relacionamento como Tinder, Hinge e OkCupid, exigindo esclarecimentos sobre as medidas adotadas para combater fraudes amorosas nas plataformas.

No documento, remetido na quarta-feira a Spencer Rascoff, presidente-executivo da empresa, a democrata Maggie Hassan, de New Hampshire, e a republicana Marsha Blackburn, do Tennessee, afirmam que os algoritmos dos aplicativos criam um ambiente de confiança que pode ser explorado por golpistas.

As parlamentares deram prazo até 15 de outubro para que a companhia apresente provas das ações implementadas para detectar e prevenir esse tipo de crime.

Dimensão do problema

De acordo com dados citados pelas senadoras e pelo FBI, golpes virtuais provocaram prejuízo global de mais de US$ 16 bilhões no ano passado, sendo que as fraudes românticas responderam por centenas de milhões desse total.

Posicionamento da empresa

Em nota enviada à imprensa, a Match Group afirmou que “proteger usuários contra golpes é essencial para o negócio e para a confiança nas plataformas”. A empresa destacou investimentos recentes em sistemas avançados de detecção de fraudes, recursos de segurança e parcerias ampliadas com autoridades, setor privado e organizações da sociedade civil.

Senadoras dos EUA cobram explicações da Match Group sobre golpes românticos em aplicativos de namoro - Imagem do artigo original

Imagem: Sophia Compton FOXBusiness via foxbusiness.com

A companhia lembrou que é membro fundador da Tech Against Scams Coalition e mencionou o lançamento de ferramentas como o “face check”, criado para identificar perfis falsos e evitar casos de personificação.

“Esperamos diálogos construtivos com as senadoras Hassan e Blackburn sobre esses temas”, concluiu o porta-voz.

Antecedentes

Em 2019, a Comissão Federal de Comércio (FTC) acusou a Match de enviar anúncios automáticos que traziam manifestações de interesse de contas supostamente falsas. O Departamento de Justiça encerrou a investigação no ano seguinte.

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