São Paulo – A ExpoCristã reabriu as portas nesta quinta-feira (11) na capital paulista com uma vitrine de produtos voltados ao público evangélico, que vai de livros de colorir com salmos a serviços de contabilidade para igrejas.
Entre as novidades está o Smilingoods, adaptação cristã dos populares álbuns de colorir Bobbie Goods. Vendido a R$ 39,90, o exemplar traz versículos bíblicos e ilustrações do personagem Smilinguido, formiga que marcou gerações de fiéis. O produto marca o retorno da marca à feira após o hiato imposto pela pandemia de Covid-19.
Realizada no Expo Center Norte, a feira segue até terça-feira (16) e reúne editoras, gravadoras, livrarias, marcas de moda, grupos educacionais e startups de tecnologia. Os estandes custam cerca de R$ 750 o metro quadrado, segundo expositores.
Grandes nomes da música gospel, como Aline Barros, Isadora Pompeo e Thalles Roberto, se apresentam no Bem Festival, show gratuito dentro da programação.
A editora Lion, responsável pelo Smilingoods em parceria com o grupo Smilinguido, amplia a oferta para o público mirim. O portfólio inclui HQs devocionais e uma Bíblia ilustrada com os personagens da Turma da Mônica, tradicionalmente ambientados no fictício bairro do Limoeiro.
A empreendedora Aline Rodrigues, da Comunidade Evangélica do Sobrenatural de Deus, comanda a Fábrica de Bonecos, especializada em mascotes que podem custar de R$ 700 a R$ 2.000. Na feira, funcionários circulam fantasiados de Bíblia Sagrada e Coração para divulgar a marca. Fora do segmento religioso, a empresa já recebeu encomendas incomuns, como bonecões em formato de vibrador e vulva.
Imagem: redir.folha.com.br
A Igreja Universal do Reino de Deus apresenta a plataforma UniverVídeo, descrita como uma “Netflix cristã”. Os planos começam em R$ 0,90 por dia e prometem conteúdo sem “cenas inadequadas”.
No ramo de serviços, a Stabilis oferece contabilidade para templos, incluindo regularização de CNPJ e terceirização da tesouraria. Segundo o diretor Thiago Lima, pequenos templos que surgem em garagens de bairros formam o principal público-alvo.
Ao lado, a companhia de teatro Semear comercializa cursos on-line para capacitar fiéis em artes cênicas. De acordo com Rogério Campos, responsável pelo grupo, a procura cresce na Páscoa, quando produções sobre a Paixão de Cristo ganham palco.
A ExpoCristã funciona como termômetro das tendências de consumo do público evangélico e volta a ser realizada integralmente após a suspensão provocada pela crise sanitária.