Washington, 29 ago (NHTSA) — A Stellantis vai recolher 91.787 unidades do Jeep Grand Cherokee Plug-In Hybrid Electric Vehicle (PHEV) nos Estados Unidos devido a uma falha de software que pode provocar perda de potência durante a condução.
O recall abrange veículos dos anos-modelo 2022 a 2026 equipados com módulo de bateria e processador de controle híbrido. Segundo a Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário (NHTSA), a sobrecarga do microprocessador do módulo da bateria pode levá-lo a reinicializações inesperadas. Nessa situação, o processador híbrido interpreta sinais de forma incorreta e pode interromper a propulsão do automóvel.
De acordo com o órgão regulador, “a perda repentina de propulsão aumenta o risco de colisão sem aviso prévio”. Embora quase 92 mil SUVs estejam incluídos na ação, a montadora calcula que apenas 1% — cerca de 918 unidades — apresente o defeito.
Até 18 de agosto, a Fiat Chrysler Automobiles (divisão da Stellantis) registrou 96 reclamações de clientes, 110 relatórios de campo e 320 registros de serviço relacionados ao problema. Não há relatos de acidentes ou feridos.
Conforme o cronograma estabelecido:
Imagem: Sophia Compton FOXBusiness via foxbusiness.com
Modelos semelhantes fora do período de produção envolvido ou sem processador de controle híbrido não fazem parte da campanha.
Em comunicado anterior deste ano, a NHTSA informou outro recall da Stellantis envolvendo mais de 63 mil unidades do Jeep Cherokee 2017-2019, devido a falhas nas unidades de transferência de potência. Em novembro passado, a montadora anunciou a dispensa temporária de mais de 1.000 funcionários na fábrica de Jeep em Ohio para ajustar estoques à demanda.
A Stellantis ainda não se pronunciou publicamente sobre o novo recall.