Washington – A Food and Drug Administration (FDA) informou nesta quarta-feira (10) que pelo menos 51 bebês foram hospitalizados com botulismo depois de consumir fórmula infantil da marca ByHeart.
Segundo a agência, os casos – suspeitos ou confirmados – estão distribuídos por 19 estados, um aumento em relação aos 39 registros em 18 estados divulgados na semana anterior. As ocorrências começaram em 24 de dezembro de 2023 e atingem crianças de 2 semanas a 8 meses de idade. Não há registro de mortes.
Foram notificados adoecimentos em Arizona, Califórnia, Idaho, Illinois, Kentucky, Massachusetts, Maine, Michigan, Minnesota, Carolina do Norte, Nova Jersey, Ohio, Oregon, Pensilvânia, Rhode Island, Texas, Virgínia, Washington e Wisconsin.
Após ser comunicada pela FDA sobre a investigação em andamento, a ByHeart retirou do mercado todas as unidades de Whole Nutrition Infant Formula, tanto em latas quanto em sachês de dose única. De acordo com o órgão regulador, nenhum produto da marca está disponível em prateleiras físicas ou virtuais desde 26 de novembro.
Em nota divulgada em 24 de novembro, a empresa afirmou que, “com base nos resultados, não é possível descartar risco de contaminação em todos os lotes”. A fabricante contratou o IEH Laboratories & Consulting Group para analisar amostras lacradas e prometeu auditoria completa na cadeia de produção, incluindo matérias-primas, fornecedores, embalagem e transporte.
Imagem: Bonny Chu FOXBusiness via foxbusiness.com
O botulismo infantil é incomum nos Estados Unidos, com menos de 200 casos por ano, mas pode causar paralisia e ser fatal. A enfermidade ocorre quando bactérias produtoras de toxina se instalam no intestino grosso, e os sintomas podem levar semanas para surgir.
A ByHeart orienta quem adquiriu a fórmula em lojas físicas a solicitar reembolso diretamente ao estabelecimento, que definirá os procedimentos e prazos para devolução do valor.