TAC destrava obras da estação Gávea e recoloca expansão do metrô do Rio em curso

Mercado Financeiro23 minutos atrás6 pontos de vista

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Após quase dez anos parada, a construção da estação Gávea, na zona sul do Rio de Janeiro, foi retomada graças a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em outubro do ano passado entre governo estadual, Ministério Público, empresas envolvidas e a concessionária MetrôRio.

Obra paralisada desde 2016

O canteiro foi interrompido em 2016, quando o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) suspendeu repasses e serviços por suspeita de superfaturamento. Em 2017, para evitar colapso do terreno, a cratera foi inundada com cerca de 36 milhões de litros de água — volume equivalente a 24 piscinas olímpicas. A medida visava proteger 14 condomínios, o campus da PUC-Rio, o Planetário e a ligação Lagoa–São Conrado/Barra, mas perderia eficácia ao fim de 2026.

Imbróglio jurídico

Desde a paralisação, o empreendimento acumulou mais de 400 processos entre ações judiciais, procedimentos administrativos e investigações de órgãos de controle, inviabilizando qualquer avanço técnico ou financeiro.

A virada em 2022

Em 2022, após acordo de leniência, a Odebrecht apresentou proposta para eliminar o risco de desabamento. A Carioca Engenharia, também em leniência, foi incluída. Uma tentativa inicial de memorando de entendimentos não resolveu o contencioso. O impasse só foi superado com o TAC, instrumento que unificou prazos, garantias e responsabilidades.

Papel dos envolvidos

Participaram da costura do acordo a Procuradoria-Geral do Estado, o promotor Décio Luiz Alonso Gomes (MP-RJ), o vice-presidente da Riotrilhos, Rafael Fernandes Lira, e o secretário de Transportes Washington Reis, que exigiu a entrega de uma estação operacional, em vez de apenas a estabilização do solo.

TAC destrava obras da estação Gávea e recoloca expansão do metrô do Rio em curso - Imagem do artigo original

Imagem: redir.folha.com.br

Investimento e novo contrato

A MetrôRio assumiu investimento de R$ 600 milhões. Como contrapartida, o contrato de concessão das linhas 1 e 2 foi prorrogado até 2048, e a linha 4 passou a fazer parte do mesmo acordo, eliminando problemas históricos de integração. A solução prioriza a ligação Gávea–Jardim Oceânico e descarta o trecho Gávea–Leblon, estimado em mais de R$ 1 bilhão para atender cerca de 11 mil passageiros por dia.

Retomada e previsão de entrega

As frentes de trabalho foram reativadas na semana retrasada. A expectativa oficial é inaugurar a estação Gávea em 2028, ampliando a rede metroviária e reduzindo riscos geotécnicos na região.

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