A presidente do Banco do Brasil, Tarciana Paula Gomes de Medeiros, aparece novamente em 18º lugar na lista das 100 mulheres mais poderosas do mundo elaborada pela revista Forbes. É o segundo ano consecutivo em que a executiva ocupa essa posição.
Medeiros, 47 anos, natural da Paraíba, é a única brasileira citada no ranking de 2025, que inclui nomes de destaque nos setores de finanças, negócios, entretenimento e tecnologia. A revista ressalta que, neste ano, as mulheres enfrentaram um cenário mais desafiador no mercado de trabalho e maiores níveis de toxicidade no ambiente virtual, destacando as selecionadas como “exemplos de resiliência em tempos turbulentos”.
A executiva estreou na lista em 2023, na 24ª posição. Em 2024, subiu para o 18º lugar e se mantém na mesma colocação em 2025, à frente de celebridades como Taylor Swift (21ª), Oprah Winfrey (30ª), Beyoncé (33ª) e Kim Kardashian (71ª).
A Forbes descreve Medeiros como “defensora contundente de políticas ambientais”. Entre os pontos destacados estão o discurso que ela fez na Assembleia Geral da ONU, em 2023, sobre financiamento de negócios sustentáveis, e a parceria firmada entre o Banco do Brasil e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para destinar US$ 250 milhões a projetos de energia renovável e infraestrutura sustentável.
Tarciana Medeiros é a primeira mulher a comandar o banco mais antigo do país, o segundo maior da América Latina em ativos.
Para compor o ranking, a revista considera quatro métricas principais: dinheiro, visibilidade na mídia, impacto e esferas de influência. No caso de executivas, são avaliados receita e número de funcionários; para lideranças políticas, o PIB e a população dos respectivos países; e, em todos os casos, a frequência de menções na mídia.
Imagem: redir.folha.com.br
Pelo segundo ano seguido, a lista é encabeçada por Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia. A edição de 2025 traz 17 estreantes, entre elas as personagens de animação do fenômeno “Guerreiras do K-Pop”, que ocupam coletivamente a centésima posição.
Segundo a Forbes, as cem mulheres listadas concentram, juntas, US$ 37 trilhões em poder econômico e influenciam mais de 1 bilhão de pessoas.
Em postagem nas redes sociais, Tarciana Medeiros celebrou o reconhecimento, afirmando que poder abrir caminhos e inspirar outras pessoas “dá sentido” à sua trajetória.