As taxas de juros para financiamento imobiliário nos Estados Unidos voltaram a cair nesta semana, segundo a pesquisa semanal Primary Mortgage Market Survey (PMMS) divulgada nesta quarta-feira pela Freddie Mac.
O levantamento mostra que a média do juro para o empréstimo fixo de 30 anos passou de 6,21% para 6,18%. Há um ano, o mesmo indicador estava em 6,85%.
Para os contratos fixos de 15 anos, a taxa média subiu levemente, de 5,47% para 5,5%.
De acordo com Jake Krimmel, economista sênior do Realtor.com, o recuo modesto nas taxas reflete o comportamento dos títulos do Tesouro de 10 anos, que oscilaram em faixa estreita e eram negociados em torno de 4,14% na tarde de quarta-feira.
A queda nos juros ocorre após a divulgação de novos dados macroeconômicos. Na terça-feira, o Bureau of Economic Analysis informou que o Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos cresceu 4,3% em ritmo anualizado no terceiro trimestre, superando a projeção de 3,3% feita por economistas consultados pela LSEG.
Imagem: Matthew Kazin via foxbusiness.com
Na semana passada, o governo divulgou números de inflação e emprego. O índice de preços ao consumidor avançou 0,2% em novembro e acumulou alta de 2,7% em 12 meses, abaixo das estimativas de 0,3% e 3,1%, respectivamente. Já o Departamento do Trabalho reportou criação de 64 mil vagas no mês, enquanto a taxa de desemprego subiu para 4,6%, o maior nível desde setembro de 2021.
Krimmel acrescentou que o estoque de imóveis à venda está superior ao observado no ano anterior na maioria das regiões. Segundo ele, se as taxas permanecerem nesse patamar ou caírem um pouco mais, os compradores devem ganhar poder de compra em 2026, após dois anos de desaceleração no mercado habitacional.