Washington, 30 de setembro de 2025 — O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira, no Salão Oval da Casa Branca, um acordo com a Pfizer que prevê forte redução no valor de medicamentos oferecidos aos norte-americanos.
Segundo o chefe do Executivo, a farmacêutica se comprometeu a fornecer seus remédios prescritos ao programa Medicaid pelos chamados “preços de nação mais favorecida”, com abatimentos que variam entre 50% e 100% em relação às tabelas atuais.
Trump informou que os produtos também poderão ser adquiridos diretamente pelos consumidores em um portal administrado pelo governo federal. O site, batizado de TrumpRx, deverá entrar em operação em breve, afirmou Chris Klomp, diretor do Medicare e conselheiro do secretário de Saúde e Serviços Humanos, Robert F. Kennedy Jr.
O acordo inclui ainda um investimento de US$ 70 bilhões por parte da Pfizer para ampliar fábricas no território norte-americano. Em contrapartida, a empresa terá um período de carência de três anos sem cobrança de tarifas, desde que transfira a produção de seus medicamentos para os Estados Unidos.
Imagem: Stephen Sorace FOXBusiness via foxbusiness.com
“O grande vencedor deste entendimento será o povo americano”, declarou o diretor-executivo da Pfizer, Albert Bourla, que participou do anúncio ao lado do presidente.
Trump acrescentou que sua equipe mantém negociações com outras indústrias farmacêuticas para firmar acordos semelhantes.