O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, classificou a picape Ford F-150 como “uma caminhonete quente” ao ser questionado, no sábado (data não informada), sobre a intenção da primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, de adquirir grande quantidade do modelo.
Durante conversa com jornalistas a bordo do Air Force One, a caminho da Malásia para o início de uma viagem de uma semana pela Ásia, Trump disse que o veículo da montadora norte-americana é “ótimo” e elogiou o gosto de Takaichi. “Ela tem bom gosto. É uma caminhonete quente”, afirmou.
O republicano acrescentou que ouviu “coisas excelentes” sobre a líder japonesa, eleita na terça-feira como a primeira mulher a chefiar o governo do país. “Acho que ela será ótima. Era grande amiga de Shinzo Abe, que foi um grande homem e amigo meu. Ele gostava muito dela, e ela dele. Isso é um bom sinal. Estou ansioso para conhecê-la”, declarou.
A Ford F-150 é a picape mais vendida dos Estados Unidos há vários anos consecutivos e foi recentemente apontada como o veículo mais vendido do ano-modelo 2025.
Na viagem, Trump deve tratar com Takaichi do aumento dos gastos militares japoneses e estimular novas compras de armamentos norte-americanos, segundo a agência Associated Press. A chefe de governo, por sua vez, pretende reforçar a aliança entre Japão e EUA e construir uma parceria baseada em confiança mútua.
Imagem: Alexandra Koch FOXBusiness via foxbusiness.com
Fundada em 1903, a Ford ganhou notoriedade com a linha de montagem introduzida no Modelo T em 1908. Atualmente, a empresa fabrica a F-150 e anunciou novos investimentos de US$ 5 bilhões em fábricas no Kentucky e em Michigan para produzir uma picape elétrica considerada “acessível”.
As ações da Ford fecharam a última sessão cotadas a US$ 13,83, alta de 12,35%.