Trump determina demissão de comissária de Estatísticas do Trabalho após relatório indicar criação de 74 mil vagas em julho

Anúncio

WASHINGTON – O presidente Donald Trump ordenou nesta sexta-feira a demissão da comissária do Bureau of Labor Statistics (BLS), Dra. Erika McEntarfer, depois de o órgão divulgar que a economia dos Estados Unidos criou 74 mil empregos em julho, número bem abaixo da estimativa de 110 mil vagas feita por economistas consultados pela LSEG.

Além do resultado fraco no mês, o BLS revisou para baixo os dados de maio e junho. O ganho de maio foi reduzido em 125 mil postos, para 19 mil, enquanto o de junho caiu 133 mil, para 14 mil vagas. Segundo o órgão, a última vez que uma revisão superou 133 mil empregos ocorreu em março de 2021, quando o total foi revisto para 146 mil um ano após o início da pandemia de COVID-19.

Em publicações na rede Truth Social, Trump afirmou que McEntarfer, indicada pelo presidente Joe Biden, “forjou os números de emprego antes da eleição para tentar favorecer Kamala”. O republicano citou que, em março de 2024, o BLS teria superestimado o crescimento em aproximadamente 818 mil vagas e, em agosto e setembro do mesmo ano, em 112 mil. “Ninguém pode errar tanto”, escreveu.

“Precisamos de números de emprego precisos. Determinei que minha equipe demita essa indicada de Biden, imediatamente. Ela será substituída por alguém mais competente e qualificado”, declarou Trump. O presidente também acusou o Federal Reserve de “jogar com as taxas de juros” ao reduzi-las duas vezes antes da eleição de 2024 e sugeriu que o presidente do Fed, Jerome Powell, seja “colocado na aposentadoria”.

McEntarfer foi confirmada pelo Senado em janeiro de 2024, por 86 votos a 8. Entre os senadores que apoiaram sua nomeação estava JD Vance, hoje vice-presidente dos Estados Unidos.

Trump determina demissão de comissária de Estatísticas do Trabalho após relatório indicar criação de 74 mil vagas em julho - Imagem do artigo original

Imagem: Eric Revell FOXBusiness via foxbusiness.com

Outros indicadores do mercado de trabalho

O BLS informou que a taxa de participação na força de trabalho ficou em 62,2%, praticamente estável no mês, mas 0,5 ponto percentual abaixo do nível de um ano atrás. O número de desempregados de longa duração — pessoas sem emprego há 27 semanas ou mais — aumentou 179 mil, chegando a 1,8 milhão, o que representa 24,9% do total de desempregados. Já os trabalhadores em tempo parcial por razões econômicas permaneceram em 4,7 milhões.

Com informações de Fox Business

0 Votes: 0 Upvotes, 0 Downvotes (0 Points)

Anúncio

Leave a reply

Comentários

Nenhum comentário para mostrar.
Siga-nos
  • Facebook1.5K
  • X Network2.1K
  • Instagram1.5K

Mantenha-se informado com as notícias mais recentes e importantes

Autorizo receber newsletter por e-mail. Para mais informações, por favor reveja nossa Política de Privacidade

Search Trending
Mais Vistos
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...