O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump anunciou nesta sexta-feira (9) que pretende estabelecer um limite de 10% ao ano para as taxas de juros cobradas em cartões de crédito por um período de 12 meses.
Em mensagem publicada na rede social Truth Social, Trump afirmou que os consumidores norte-americanos vêm sendo “explorados” por instituições que chegam a aplicar juros entre 20% e 30%, situação que, segundo ele, se intensificou durante o governo do presidente Joe Biden.
“A partir de 20 de janeiro de 2026, data que marcará um ano do meu retorno à Casa Branca, proponho um teto de 10% nos juros de cartões de crédito válido por um ano”, escreveu.
Em fevereiro de 2025, o senador Bernie Sanders (independente de Vermont) apresentou um projeto que também fixa o limite de 10% para juros de cartões, mas com vigência até 1º de janeiro de 2031 — nove anos além do período sugerido por Trump.
Imagem: Michael Sinkewicz FOXBusiness via foxbusiness.com
Horas antes do anúncio do ex-presidente, Sanders criticou Trump em publicação na plataforma X (antigo Twitter), alegando que o republicano “prometeu limitar os juros” mas, em vez disso, “desregulou grandes bancos que cobram até 30%”. O senador mencionou ainda que o presidente do JPMorgan, Jamie Dimon, recebeu US$ 770 milhões no ano passado, chamando a situação de “inaceitável”.
Procurados pela Fox Business, a Casa Branca e o gabinete de Sanders não se pronunciaram sobre a proposta de Trump.