CHICAGO – A United Airlines interrompeu todas as decolagens nos Estados Unidos e no Canadá por cerca de uma hora na madrugada desta quarta-feira (25) após enfrentar um problema de conectividade, informou a companhia.
Segundo a empresa, a falha ocorreu pouco antes da meia-noite do horário central dos EUA (01h de Brasília) de terça-feira. A transportadora solicitou à Administração Federal de Aviação (FAA) que emitisse um “ground stop”, medida que exige a permanência das aeronaves em solo. As operações foram retomadas normalmente na sequência.
É a segunda vez em menos de 60 dias que a United recorre a uma paralisação total de voos. Em agosto, um erro de sistema provocou atrasos generalizados nos aeroportos de Newark, Denver, Houston e Chicago, entre outros, com normalização algumas horas depois.
Até a manhã desta quarta, nem a companhia aérea nem a FAA haviam mencionado o novo episódio em seus perfis oficiais nas redes sociais.
Imagem: Pilar Arias FOXBusiness via foxbusiness.com
De acordo com a FAA, o procedimento pode ser aplicado a aeroportos, espaços aéreos ou equipamentos específicos e costuma ocorrer sem aviso prévio. Durante o período, apenas aeronaves que não se enquadram nos critérios da restrição podem decolar.
Os papéis da United Airlines Holdings Inc. (UAL) encerraram o último pregão a US$ 104,13, queda de 0,05%.